Dormir bem também contribui para uma vida saudável e um corpo em forma - Divulgação
Dormir bem também contribui para uma vida saudável e um corpo em formaDivulgação
Por O Dia
Você dorme bem? Está tentando emagrecer? A melatonina é conhecida como o hormônio do sono, mas você sabia que ela também pode ajudar a perder peso? Evidências científicas mostram que esse hormônio traz diversos benefícios. Produzido à noite, quando há inibição de luz, ele é responsável não apenas pelo descanso do corpo, mas também pode ser a chave do relógio biológico.

- A melatonina é usada no tratamento de alguns tipos de enxaqueca, em distúrbios depressivos, como coadjuvante no tratamento contra o AVC, em doenças metabólicas, contra a síndrome do ovário policístico e possui também um importante papel na regulação do metabolismo energético - revela o médico Paulo Lessa.

Este hormônio pode ser um grande aliado na busca pelo peso ideal e possui um importante papel na regulação do balanço energético do corpo. Toda a energia ingerida através da alimentação é utilizada ou armazenada nos estoques energéticos para uso futuro. Manter o equilíbrio deste sistema pode ajudar na queima de calorias.

- Indivíduos que apresentam ausência ou redução da produção de melatonina, podem desenvolver resistência à insulina, intolerância à glicose, aumento de gordura no sangue, distúrbios do balanço energético e obesidade – explica o médico, que é especialista em saúde e qualidade de vida.

Este hormônio regula a ingestão alimentar, a produção de insulina, cortisol, além de aumentar o consumo energético, ajudando a controlar a obesidade. Por isso, dormir bem também contribui para uma vida saudável e um corpo em forma.