Por
Cinco livros para cuidar da mente durante o período de confinamento - Depressão, ansiedade e transtornos de pânico são algumas das doenças que o isolamento social causou em determinada parcela da população. Para exercitar a saúde mental, é recomendado que as pessoas tenham o hábito de leitura para afastar esses eventuais problemas. Separamos cinco obras literárias que podem ajudar durante esse período de confinamento.
1) Sociedade do Cansaço - Uma das maiores queixas que as pessoas fazem ao período de isolamento em casa, é a carga de trabalho que aumentou. O escritor e filósofo sul-coreano Byung-Chul Han aborda em seu livro ‘Sociedade do Cansaço’ como a cultura motivacional do mercado de trabalho está afetando os funcionários ao redor do mundo, o que encaixa-se perfeitamente para a época que estamos enfrentando.
Publicidade
2) Resiliência - A escritora alemã Christina Berndt relembra um sentimento importante para a vida de todo ser humano: a resiliência. Em sua obra ‘Resiliência: o segredo da força psíquica', a autora aborda como essa força, que é bem estabelecida na infância, pode também ser bem aproveitada na fase adulta, com as estratégias adequadas. Ideal para quem precisa passar pelos obstáculos que a pandemia trouxe.
3) Saúde de Aço - O primeiro livro escrito pelo Dr. Henriques Capiñala, traz quais são os pilares da saúde, tanto para o âmbito espiritual, mental, quanto para o físico. O médico e escritor enfatiza quão é importante a pessoa passar sua vida cuidando de seu bem-estar, para quando estiver chegando a melhor idade não tenha que ficar dependente de medicamentos, como a maioria das pessoas já estão hoje.
Publicidade
4) Por que estou deprimido? - Em sua segunda obra, o médico aborda outro ponto que afeta a sociedade nos tempos atuais: a depressão. Uma doença muito perigosa, e que quando subestimada pode trazer grandes danos à pessoa. Henriques passa para seu leitor pontos que podem levar a esse adoecimento psicológico, e qual a postura para lidar com esse problema.
5) Você é um campeão ou morre! - Seu mais recente exemplar é um romance, fugindo um pouco do estilo dos dois primeiros, mas com o mesmo foco em fazer o paralelo com a saúde. O livro traz ensinamentos para crescimento profissional e pessoal, além de como atingir seus objetivos de forma mais metódica. Tudo isso é ensinado através de uma ficção, onde a referência se dá pela forma da vida, desde quando a pessoa é ainda um espermatozoide e ganha a corrida com outros milhões.