Mais Lidas

Caxias ganha máquinas para ajudar na produção rural

Convênio com o Governo do Estado vai ajudar a escoar produtos do campo

Por O Dia

Caxias ganha máquinas para ajudar na produção agrícola
Caxias ganha máquinas para ajudar na produção agrícola -

Duque de Caxias - Com o objetivo de melhorar as estradas para facilitar o escoamento da produção rural do município, o Governo do Estado e a Prefeitura de Duque de Caxias entregaram maquinários que atuarão na área agrícola da cidade. Ao todo foram entregues seis equipamentos, uma moto niveladora, uma retroescavadeira, um trator de pneus com grade aradora, um rolo compactador e um caminhão basculante.

A concessão das máquinas faz parte do Programa Estradas da Produção, que atuará em Caxias durante o prazo de 90 dias.

Máquinas foram cedidas para Prefeitura em parceria com o Governo do Estado - Divulgação

“O Estradas da Produção é exatamente para ajudar o produtor, pois, não adianta a produção se ele não tiver condições de escoá-la para chegar até o mercado consumidor para o mesmo comercializar o produto”, afirmou o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes.

Ainda de acordo com o secretário, todos os subprojetos que foram apresentados à Emater (empresa estadual responsável pela assistência técnica e extensão rural) para qualificação e tecnologia da agricultura foram implementados. O que gerou um convênio do Rio Rural com investimento de R$ 1,7 milhão na área de Caxias-Xérem, trazendo um retorno para os produtores e o município de cerca de R$ 45 milhões.

Secretário estadual de Agricultura, Eduardo Lopes - Divulgação

O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, destacou a vocação agrícola da cidade e enalteceu a parceria com o Estado na melhoria das condições estruturais para os produtores.

“A nossa área rural se destaca por ser totalmente produtiva. Temos todas as ruas com todo cuidado da Prefeitura, e esses equipamentos virão para salvar a nossa população da área rural, que hoje produz goiaba e manda para o Japão, por exemplo. Nós temos carnes nobres, melhor queijo do Brasil, uma região maravilhosa”, afirmou Reis.

Prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis - Divulgação

Facilidade no financiamento

Através da Emater, técnicos se reuniram com integrantes da diretoria do Banco do Brasil e assinaram uma parceria para facilitar as linhas de crédito para os agricultores.

“Nós agora somos correspondentes do Banco do Brasil. Para que os agricultores consigam alcançar essas linhas de crédito, eles apenas precisam apresentar um projeto e se dirigirem ao nosso corpo técnico para obterem a aprovação. Hoje, o agricultor não precisa ficar horas no banco aguardando atendimento. Temos essa capacidade de apoio à agricultura familiar”, explicou Karla Alverca, diretora de administração e finanças da Emater-Rio.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Caxias ganha máquinas para ajudar na produção agrícola Divulgação
Caxias ganha máquinas para ajudar na produção agrícola Divulgação
Caxias ganha máquinas para ajudar na produção agrícola Divulgação
Caxias ganha máquinas para ajudar na produção agrícola Divulgação

Comentários