Matéria Salva!

Agora você pode ler esta notícia off-line

Matéria removida da seção links salvos
"/>
Publicidade
escolha do editor
Publicidade
mais notícias
Homem é preso indo vender arma em Duque de Caxias
O ator Hilton Cobra interpreta o escritor Lima Barreto em um monólogo premiado - Walmyr Ferreira /Divulgação
O ator Hilton Cobra interpreta o escritor Lima Barreto em um monólogo premiadoWalmyr Ferreira /Divulgação
Por O Dia
Interpretado por Hilton Cobra, o espetáculo Traga-me a cabeça de Lima Barreto é atração no teatro Firjan SESI Caxias na próxima quarta-feira, 21, às 19h. Com direção de Fernanda Júlia, do Grupo Nata de Teatro, da Bahia, e dramaturgia de Luiz Marfuz, a peça propõe uma imersão na contribuição da obra do provocativo escritor, e aproveita para celebrar os 135 anos de seu nascimento.

A encenação ainda homenageia os 15 anos da Cia dos Comuns e os 40 anos de carreira artística de Hilton Cobra. A história começa logo após a morte de Lima Barreto, quando os eugenistas exigem a exumação do seu cadáver para uma autópsia e para descobrir como um cérebro inferior poderia ter produzido tantas obras literárias - romances, crônicas, contos, ensaios e outros alfarrábios - se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças superiores.
Publicidade

A partir desse embate com os eugenistas, a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, sua vida, família, a loucura, o alcoolismo, sua convivência com a pobreza, sua obra não reconhecida, racismo, suas lembranças e tristezas.

A narrativa ganha força com trechos dos filmes “Homo Sapiens 1900” e “Arquitetura da Destruição” – ambos cedidos gentilmente pelo cineasta sueco Pet
Publicidade
escolha do editor
Publicidade