Integrante da Patrulha Maria da Penha explica aos alunos os tipos de violência doméstica  - Gabriel Mendes/Divulgação PMDC
Integrante da Patrulha Maria da Penha explica aos alunos os tipos de violência doméstica Gabriel Mendes/Divulgação PMDC
Por O Dia
Levar o projeto ‘ Conversa de Gente Grande’ às escolas para prevenir os casos de violência doméstica e divulgar o divulgar o trabalho da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal e do Departamento da Mulher. Com esse objetivo surgiu o projeto ‘Conversa de Gente Grande’, desenvolvido pelas Secretarias de Educação, Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas e a Assistência Social e Direitos Humanos da cidade de Duque de Caxias.

O lançamento do programa foi nesta terça-feira(10), na Escola Municipal Capitão Fuzileiro Naval Eduardo Gomes de Oliveira, no bairro Parada Morabi. A Coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Neusely Pereira, afirmou que o projeto atenderá outras nove escolas no município de Duque de Caxias até o final de 2019. “ Muitas mulheres não sabem que este trabalho acontece no município. Desta forma, estamos indo às escolas como forma de prevenir e orientar”, salientou Neusely Pereira.

Já o diretor da unidade escolar, professor Jardel Rabelo de Almeida, ressaltou a importância deste projeto para as crianças e adolescentes. “Esse projeto é de suma importância para toda a nossa comunidade escolar. Pautando do princípio que as mulheres na sociedade precisam ser valorizadas e que nossos alunos necessitam conhecer as leis que as protegem e as valorizam”, disse.

Durante a palestra oferecida aos estudantes da escola, a coordenadora do CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) Vera Lúcia Pereira, Monique Leal, explicou aos alunos que segundo a Lei Maria da Penha existem várias formas de violência. “A mulher sofre diversos tipos de violência, como física, moral, sexual, psicológica e patrimonial,” contou.

Prefeitura de Duque de Caxias Contra o Feminicídio

Feminicídio é crime de ódio, e não de amor. Foi com base nesse tema que a Prefeitura de Duque de Caxias, com o apoio de diversos setores da sociedade civil, lançou no mês de junho, uma grande campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. O município detém o recorde negativo de campeão nos índices de violência feminina no Estado, o que levou a prefeitura a promover a campanha. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), somente em 2018, foram registrados mais de 3,8 mil casos na cidade.