Aluno da Fundec, Gabriel Marinho, passa pra Orquestra da Petrobras - Divulgação
Aluno da Fundec, Gabriel Marinho, passa pra Orquestra da PetrobrasDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - Gabriel Marinho da Silva, de 15 anos, é morador do Corte Oito, vive com a mãe, o padrasto e mais quatro irmãos. O jovem provou que através da cultura, mais precisamente da música, pode-se ir além e vencer. Há três anos ele é aluno do Polo de Música Ricardo Boechat – Doutor Laureano, onde aprendeu a tocar trompa. E foi através das aulas ministradas pelo professor Gerly Sueth, que ele viu a própria realidade mudar.
Gabriel virou exemplo para os colegas de turma - Divulgação
Gabriel ficou sabendo pela tia Maria Luiza que tinha um processo seletivo para a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica, e a mesma já tinha inscrito o sobrinho. A prova foi composta por uma parte prática onde ele teve que tocar uma peça de livre escolha, e depois executou um solfejo que os jurados pediram. Para o jovem, a parte mais difícil foi escolher o que ia tocar, porém, seu professor o auxiliou e ele escolheu uma música que treinava bastante durante as aulas. Apesar do nervosismo, Gabriel concluiu a prova bem.

O resultado saiu um tempo depois, e Gabriel descobriu que tinha sido selecionado para receber uma bolsa de estudos.
Publicidade
Quando entrou para o curso de trompa, Gabriel não sabia nem o que era o instrumento - Divulgação
“A Fundec é muito importante na minha vida, com ela eu aprendi a ter disciplina e ser focado. Como eu ensaio bastante, eu já imaginava que teria chances. Estou muito feliz, e quando crescer eu quero continuar na carreira musical”, disse Gabriel.

A Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica reúne jovens estudantes de inúmeras escolas de música e orquestras comunitárias da região metropolitana do Rio de Janeiro. Gabriel vai estudar o período de dois anos com músicos especialistas na área, visando o aperfeiçoamento técnico, teórico e artístico.

A coordenadora do Polo de Música Ricardo Boechat, Neiva Machado, ressaltou a importância desse feito conquistado pelo o Gabriel:
Aluno da Fundec, Gabriel Marinho, passa pra Orquestra da Petrobras - Divulgação
Publicidade
”É um imenso orgulho ver o Gabriel fazer parte da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica, e é um orgulho ainda maior para a nossa cidade de Duque de Caxias. Participar do preparo desse estudante é muito gratificante, esperamos que as pessoas vejam o trabalho que é realizado aqui no nosso polo”, destacou Neiva.

O presidente da Fundec, Joílson Cardoso, também falou sobre a conquista do jovem Gabriel:
”Nós trabalhamos para que todos os nossos alunos tenham chances no futuro. A nossa Orquestra de Metais e Percussão é um orgulho para todos da Fundec, e saber que as aulas de música estão dando frutos é de uma alegria imensa. Esperamos ver o menino Gabriel voando alto e pode ter certeza que estaremos lá para aplaudir”, concluiu.