Feira estimula gosto por Ciência e Tecnologia em Duque de Caxias - Divulgação
Feira estimula gosto por Ciência e Tecnologia em Duque de CaxiasDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, encerrou na última semana a quarta edição da Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FEMuCTI). O evento aconteceu na Praça do Pacificador, no Centro da cidade. O tema deste ano foi ‘Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável’.

Na ocasião, foram apresentados diversos trabalhos, entre eles, o do prof. de Matemática Leandro Mendonça do Nascimento. O docente desenvolveu junto aos alunos da Escola Municipal Dulce Trindade Braga um game baseado na Matemática do dia a dia.
Feira ocorreu na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias - Divulgação
Publicidade
“A gamificação mudou a perspectiva da sala de aula. Ela engaja o aluno no processo ensino-aprendizagem e também faz com que o mesmo participe mais das aulas, tornando-as mais atraentes”, explicou o professor.

Para o aluno Emanuel de Souza da Silva, de 15 anos, do 9º ano de escolaridade da Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo, as exposições dos trabalhos foram muito interessantes, pois os estudantes
tiveram a oportunidade de relembrar atividades que foram desenvolvidas durante o ano letivo. Já a orientadora pedagógica da unidade educacional, profª Juliana Gomes, contou que os objetivos foram alcançados com excelência.
“As apresentações que envolviam jogos foram muito boas porque facilitaram o entendimento dos alunos”, disse.

Durante a FEMuCTI, a secretária municipal de Educação, profª Cláudia Viana, declarou que tem sido incentivado o trabalho de produção tecnológica e científica em todas as unidades escolares do município e,
consequentemente, a cada ano, o número de participantes aumenta.
Publicidade
“Através desse trabalho, agregamos os valores tecnológicos à educação do século 21, como por exemplo a robótica”, contou a secretária.