Juventude Negra será tema de debate em Duque de Caxias

Evento acontece nesta quinta-feira, das 13h às 17h, no Museu Ciência e Vida

Por O Dia

Museu da Ciência Viva
Museu da Ciência Viva -
Duque de Caxias - O que os jovens negros da Baixada Fluminense querem para garantir seu protagonismo na sociedade? Para ouvir esse público, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas para Juventude, promovem nesta quinta-feira, 14, em Duque de Caxias, o “Seminário Juventude Negra e suas Potências”. O evento acontece das 13h às 17h, no Museu Ciência e Vida, bairro 25 de Agosto, como parte do calendário do Mês da Consciência Negra, programado pela SEDSODH. A entrada é gratuita.

Segundo os organizadores, o Seminário Juventude Negra e suas Potências pretende ser um espaço para o debate pautado nas potencialidades da juventude negra no Estado do Rio de Janeiro, com foco nos jovens do município de Duque de Caxias.

"Nossa preocupação é ouvir esses jovens, para que possamos construir juntos as políticas públicas que podem ser aplicadas às necessidades da juventude negra, a partir de suas potencialidades”, destaca Thiago Miranda, subsecretário de estado de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos.

Para a superintendente de Promoção da Igualdade Racial da subsecretaria citada, Monalyza Alves, "existem muitos coletivos que abordam essa temática, construindo experiências relevantes nas áreas de empoderamento, cultura e formação política, entre outras."

Para o coordenador municipal de Juventude, Ewerton Panda, a realização do seminário vem reforçar as ações desenvolvidas no município, voltadas para o protagonismo da juventude.
"O governo municipal, por determinação do prefeito Washington Reis, tem como princípio prestigiar os diversos segmentos da juventude, valorizando suas características sociais e pessoais. A realização deste evento em Duque de Caxias mostra que estamos no caminho certo”, reforça Ewerton.

O seminário vai contar com a participação de lideranças jovens, representando diferentes segmentos e expondo suas ideias, para a construção de políticas públicas voltadas para a juventude, com foco nas questões raciais. Os jovens convidados para compor a mesa do evento são: Wesley Teixeira (Liderança da Juventude do Movimento Negro Unificado de Duque de Caxias); Rafaela Fernandes de Oliveira (Quilombola e coordenadora geral de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do município de Cabo Frio); Felipe Carvalho (Ativista do Movimento Negro LGBT de Niterói e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT / CELGBT); e Ian Vitor (Secretário da Associação dos Estudantes Secundaristas do RJ e da União dos Estudantes de Duque de Caxias – UEDC).
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários