Eduardo França passou por avaliação médica no Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda - Divulgação/Secom
Eduardo França passou por avaliação médica no Centro de Saúde Auditiva Eurico MirandaDivulgação/Secom
Por O Dia
Duque de Caxias - A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, realiza um mutirão para entrega de 350 aparelhos auditivos, beneficiando mais de 170 pacientes atendidos no Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda. A ação acontece neste sábado, 30, a partir das 9h, no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, e contará com a presença do Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, do prefeito Washington Reis e do secretário municipal de Saúde, Dr. José Carlos Oliveira.
Eduardo de França Gonçalves, de 11 anos com a avó Clemair Gonçalves de França - Divulgação/Secom
Entre os pacientes beneficiados está o menino Eduardo de França Gonçalves, de 11 anos, morador de Cuiabá, que terá o sonho de Natal realizado pela Prefeitura. Eduardo escreveu uma cartinha para o Papai Noel pedindo um aparelho auditivo que lhe fizesse voltar a ouvir. A carta foi enviada a uma agência dos Correios e ficou conhecida após ser veiculada em um grande site de notícias. Quando soube da história, o prefeito Washington Reis decidiu trazer o menino para Duque de Caxias para que ele seja atendido no Centro de Saúde Auditiva do HMMRC. Depois de passar por avaliação médica e realizar exames especializados, Eduardo receberá um aparelho auditivo de última geração.
Publicidade
O Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda funciona no Hospital municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo - Divulgação/Secom
Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda

Desde a inauguração, em agosto de 2018, o Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda contabiliza mais de 30 mil pacientes atendidos, mais de 82 mil procedimentos realizados, além de 7.500 beneficiados com a entrega gratuita de aparelhos auditivos. A cada dia aumenta a procura por pessoas que sofrem de algum processo de perda da audição. Importante destacar que cerca de 59% das pessoas atendidas na unidade são de outros municípios, confirmando a referência do Centro de Saúde Auditiva no atendimento especializado no estado.
Na unidade especializada, os pacientes, independentemente da idade, têm acesso a exames de comprovação de surdez, encaminhamentos para tratamentos específicos, terapia fonoaudiológica e próteses. Todo o atendimento oferecido é gratuito.
Publicidade
O prefeito Washington Reis e o secretário municipal de Saúde, José Carlos Oliveira participaram da entrega dos 350 aparelhos auditivos - Divulgação/Secom
O Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda conta com 40 profissionais para dar o melhor atendimento aos usuários, entre eles fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, neurologistas, pediatras, assistentes sociais e psicólogos. O atendimento é de 2ª a 6ª feira, das 7h às 17h, no primeiro andar do Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, às margens da Rodovia Washington Luiz.