Duque de Caxias promove debate sobre relacionamento abusivo - Divulgação
Duque de Caxias promove debate sobre relacionamento abusivoDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - Nesta quarta-feira, 5, aconteceu no Teatro Raul Cortez, como parte das atividades da Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, o Fórum Permanente contra o Feminicídio. Durante toda a manhã, foi realizado um encontro com alunos da rede municipal de ensino a
fim de dialogarem sobre “Relacionamentos Abusivos”. A iniciativa é de autoridades locais em parceria com a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM/DC), que tem a Drª Fernanda Fernandes como titular.
Duque de Caxias é a cidade com maior índice de violência de feminicídio no estado - Divulgação
O evento contou com a participação de alunos das escolas municipais Roberto Weguelin de Abreu, Dulce Trindade, CIEP Municipalizado 120 Monteiro Lobato, Presidente Costa e Silva, Professor Romeu Menezes dos
Santos, além de estudantes do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira e membros da Instituição do Corpo de Bombeiros Voluntários de Duque de Caxias.

Os alunos puderam assistir a uma esquete apresentada pela Cia de Teatro Armando Melo. Através dela, o público refletiu sobre as atitudes de quem está envolvido em um relacionamento abusivo e suas possíveis
consequências. Logo após, emocionada, Fabíola Alves, deu seu depoimento no palco do teatro, com o objetivo de alertar aos adolescentes sobre como é viver em um relacionamento abusivo.
Publicidade
Alunos da rede municipal participaram do evento - Divulgação
“Eu tive um relacionamento abusivo. Logo no segundo mês ele me deu um tapa no rosto e eu terminei o namoro. Fiquei três dias sem falar com ele, que me pediu desculpas e falou que a culpa foi minha porque eu não o respondi como deveria. No quarto mês eu fui morar com o meu agressor. Ao me casar com ele, as coisas pioraram. Foram muitos xingamentos e agressões, mas consegui me livrar. Hoje, eu estou aqui pra aconselhar vocês a não aceitarem nenhum tipo de agressão. Fiquem alertas aos primeiros sinais de que o relacionamento pode ser abusivo”, declarou Fabíola.

Em sua fala, a delegada Drª Fernanda Fernandes explicou ao público jovem como se proteger desse tipo de relação.
“Nós vivemos em uma cidade machista e patriarcal. Onde a violência é naturalizada. O homem desqualifica, humilha e xinga a mulher. As pessoas acreditam que isso é normal, mas não é. Isso é crime. É preciso desconstruir esta visão machista. Violência psicológica também mata. Procurem ajuda”, concluiu Drª Fernanda.
Publicidade
Duque de Caxias promove debate sobre relacionamento abusivo - Divulgação
Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

A campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher tem como objetivo promover o debate e denunciar a violência contra as mulheres. Iniciada em 25/11, Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres, a campanha termina no dia 10/12 – Dia Internacional dos Direitos Humanos, e conta com a mobilização de mulheres de vários países. No Brasil, a campanha é realizada desde 2003, por meio de ações de mobilização, palestras, debates, eventos e encontros.