Crianças escrevem cartas emocionantes para profissionais de saúde de Duque de Caxias - Divulgação
Crianças escrevem cartas emocionantes para profissionais de saúde de Duque de CaxiasDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - Para enfrentar esse momento de isolamento e mostrar aos alunos a importância de valorizar cada profissional que está na linha de frente de combate ao Covid-19, o Colégio Adventista de Duque de Caxias promoveu uma ação incentivando os alunos do Ensino Fundamental a escreverem cartinhas aos profissionais da rede municipal de saúde. O projeto ganhou o nome de “Gotas de Esperança”.
Projeto com crianças emocionou profissionais de Caxias - Divulgação
Publicidade
A orientadora do Ensino Fundamental, Verônica Lopes, incentivou todos os alunos a participar da ação, com a ajuda do corpo docente e através de reuniões com pais e alunos pelo aplicativo Zoom.
“Considero a gratidão como fator primordial para o desenvolvimento da criança. A ideia surgiu como uma forma de despertar em nossos alunos o espírito de reconhecimento e gratidão pelos profissionais que hoje têm dedicado a vida para salvar outras vidas. Eles são verdadeiros heróis”, sublinha Verônica.
Publicidade
João Gabriel de Lima da Cruz tem 10 anos e é aluno . Segundo sua
Mãe do aluno João Gabriel de Lima Cruz, Vanessa Cristina de Lima, do 5º ano, incentivou a participação do filho na iniciativa.
Publicidade
João Gabriel foi um dos alunos participantes do projeto - Divulgação
“Quando soube do projeto, de imediato quis participar pois seria uma forma de mandar um recado do coração para os médicos que deixam suas famílias para cuidar das nossas famílias”, descreve Vanessa. 
Publicidade
Para evitar qualquer tipo de exposição no ambiente hospitalar, as cartas foram enviadas por e-mail, no dia 6 de maio, à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de Duque de Caxias, através da Drª Patrícia Neves Gomes. Ela mesmo ficou encarregada de imprimir e organizar a entrega nas unidades da rede de saúde, incluindo o Hospital Municipal São José, Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, além das UPHs. A ação foi muito bem recebida e mereceu parabéns e agradecimentos da Prefeitura de Duque de Caxias, através do secretário municipal de Saúde, Drº José Carlos de Oliveira.
"Ficamos muito emocionados com a iniciativa do Colégio Adventista de Duque de Caxias, que presenteia com esta bela surpresa os nossos profissionais de saúde de Duque de Caxias. Nesses tempos de isolamento social, em meio a pandemia do Coronavírus, imagino o esforço de todos - professores e alunos, para que nos enviassem as cartinhas valorizando o nosso trabalho. Neste momento, em que muitos de nós não estão podendo conviver com seus filhos e netos, muitos não voltando para casa, para preservá-los, esse carinho sincero das crianças alimenta o nosso coração. Em nome de todos os profissionais da saúde do município de Duque de Caxias, deixo aqui a nossa gratidão!", afirmou o secretário.
Publicidade
Crianças escrevem cartas emocionantes para profissionais de saúde de Duque de Caxias - Divulgação
Emoção no Hospital Municipal São José
A primeira unidade de saúde a receber as cartinhas e desenhos dos alunos do Colégio Adventista, com mensagens de carinho, agradecimento e incentivo, foram os profissionais de saúde do novo Hospital Municipal São José. A unidade hospitalar foi inaugurada no último dia 4 de maio, pela Prefeitura de Duque de Caxias, para o tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19. Em meio a pressão e a luta permanente para salvar vidas, a entrega das cartas foi um momento especial para a equipe de médicos, enfermeiros e técnicos. A emoção tomou conta de todos ao lerem cada mensagem enviada.
Publicidade
“Ficamos todos muito emocionados e gratos por essa iniciativa tão bonita. A ação dos estudantes é o retorno mais sincero que podemos receber! Muitos de nós estamos poupando nossos filhos não voltando para casa. Sentimos o carinho das crianças nas palavras, desenhos e vídeos e isso é muito importante neste momento”, declara a médica Drª Patrícia Neves.