Primeiro dia de testes rápidos para covid-19 em Duque de Caxias - Divulgação
Primeiro dia de testes rápidos para covid-19 em Duque de CaxiasDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - A cidade da Baixada Fluminense começou neste sábado, 6, a realizar milhares de testes rápidos da covid-19 em locais estratégicos dos quatro distritos. Os locais escolhidos foram a feira livre da Figueira, do bairro Dr. Laureano, a Praça da Mantiquira, em Xerém, e o calçadão do Centro. Este último contou com equipes em dois pontos: na Praça do Relógio e próximo ao supermercado Guanabara. Durante toda a manhã, foram realizados 2.304 exames, destes 142 foram notificados como positivos. Os pacientes sintomáticos com teste rápido positivo foram encaminhados para atendimento médico na unidade de saúde mais próxima de sua residência, além do isolamento domiciliar.
Primeiro dia de testes rápidos para covid-19 em Duque de Caxias - Divulgação
Publicidade
Um dos atendidos no polo de testagem rápida de Covid-19 instalado na Praça da Mantiquira, em Xerém, quarto distrito foi Matheus Mendonça dos Santos, de 24 anos. O jovem procurou o teste rápido em função de ter sentido alguns sintomas da doença.
"Desde a semana passada eu venho sentindo sintomas de gripe. Fui a uma unidade de saúde, mas como os sintomas não são graves, fui recomendado a retornar para casa. Ao ver a chamada na internet de que haveria a testagem aqui, vim tirar a dúvida. Saio daqui com o resultado negativo para Covid-19 e fico mais tranquilo, mas sem descuidar das medidas de prevenção", relatou Matheus.
Publicidade
Neste domingo, 7, os testes serão feitos nas feiras livres de Gramacho, Jardim Primavera, Saracuruna, Imbarie, Santa Cruz da Serra, Nova Campinas e na feira do Centro da cidade, no horário de 8h às 12h. Ao todo, foram comprados 95 mil novos testes, adquiridos com recursos da própria administração e também em parceria com o Governo do Estado.
Primeiro dia de testes rápidos para covid-19 em Duque de Caxias - Divulgação
Publicidade
De acordo com o prefeito Washington Reis, que acompanhou a ação nos locais de atendimento, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Dr José Carlos de Oliveira, com "a testagem em massa, poderemos ampliar e detalhar melhor a circulação do vírus para definir as prioridades e ações a serem tomadas na cidade no enfrentamento ao novo coronavírus”.
Os testes rápidos devem ser feitos a partir do oitavo dia após o início dos sintomas, para que os resultados possam atingir os valores de sensibilidade, especificidade e precisão. Para realização dos testes, as prioridades são os profissionais de saúde, os idosos e pessoas com comorbidades, como hipertensão e diabetes, além dos agentes de segurança e pessoas com sintomas de síndrome gripal.