Números indicam queda nos casos e mortes por coronavírus em Duque de Caxias

Especialista, no entanto, afirma que ainda não é hora de afrouxar medidas de isolamento

Por O Dia

Falta de transparência do Ministério da Saúde compromete o combate ao novo coronavírus
Falta de transparência do Ministério da Saúde compromete o combate ao novo coronavírus -
Duque de Caxias - O estado do Rio de Janeiro registra uma queda de mais de 20% nos casos e mortes em decorrência da covid-19. Pelo menos, em 78 dos 92 municípios, há sinais da desaceleração da doença. Em Duque de Caxias, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, através do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), o índice ficou em 0,75 da média móvel de óbitos, na última semana do mês de junho.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) de Duque de Caxias, Dra Sandra Victoria, alerta que, mesmo com as tendências de queda, o município se mantém em alerta para que não haja o afrouxamento das medidas de prevenção e de isolamento social, por parte da população.
Hospital São José, em Caxias, foi reformado em 42 dias e começou ontem a atender casos de covid-19 - Reginaldo Pimenta
“O estado do Rio de Janeiro aponta uma queda de 21% nos óbitos. A região metropolitana 1, na qual o município de Duque de Caxias está inserido, também apresenta redução. Não podemos negar que a curva de óbitos esboça neste momento uma tendência, mas ainda está longe de configurar um quadro de controle da doença ou de queda sustentável das mortes”, alerta a responsável pelo DVS no município.

De acordo com boletim divulgado pelo estado nesta terça-feira, 14, o município registra 485 mortes pela covid-19. Quanto aos casos de pessoas confirmadas com a doença, segundo a Secretaria estadual de Saúde, Caxias tem 3.635. O número de recuperados chega a 2.871. Mesmo com esses baixos índices, ainda causa espanto para a população o aumento dos registros divulgado diariamente, através do Painel Coronavírus do Governo do Estado.
“O que ocorre é que esse número de óbitos é o acumulado de desde o início da pandemia. Muitos dos novos óbitos registrados no sistema se referem aos óbitos ocorridos há até 15 dias atrás, que ficam em investigação e só são confirmados após os resultados dos exames enviados ao laboratório de referência da SES-RJ. Esse atraso na informação, acaba confundindo o público leigo que acessa o Painel de Coronavírus - RJ”, destaca Dra Sandra Victoria.

Desaceleração se reflete na baixa procura por leitos no município

Outro dado municipal diz respeito aos números de ocupação de leitos exclusivos para covid-19. Diariamente, a Prefeitura de Duque de Caxias divulga um boletim com esses dados nas redes sociais oficiais. Os números atualizados nesta terça-feira informam que o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo possui 13 pacientes internados por covid-19 na enfermaria e quatro no CTI da unidade. Já no Hospital Municipal São José, unidade exclusiva para tratamento do novo Coronavírus, dos 128 leitos exclusivos, apenas 37 deles estão ocupados por pacientes na data de hoje.
Testagem para quem apresentar sintomas há pelo menos oito dias - Divulgação
Testagem em massa já alcançou 126.659 pessoas

Desde o início da campanha de testagem em massa para Covid-19 no município de Duque de Caxias 126.659 pessoas já foram testadas. Deste total, 115.330 pessoas testaram negativo para o novo coronavírus, em 301 localidades espalhadas pelos quatro distritos. Durante as testagens, os pacientes com teste rápido positivo são encaminhados para o atendimento médico na unidade de saúde mais próxima, além da recomendação para que cumpram o isolamento domiciliar. As ações, promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, contam com o apoio dos agentes da Defesa Civil municipal e de voluntários do Processo Apell.

“Embora os testes sorológicos não sejam recomendados como única forma de diagnóstico da doença, podemos considerá-los excelente alternativa para testagem em massa da população. Através dos mais de 126 mil testes realizados até agora em Duque de Caxias, estamos salvando vidas. A testagem em massa nos possibilita fazer a verificação de anticorpos, que podem facilitar o rastreamento dos contatos e assim evitar novas cadeias de contágio nas localidades”, ressaltou o secretário de saúde.

A primeira etapa das ações de testagem em massa de Covid-19 em Duque de Caxias foram realizadas de 06/06 a 10/07. A Prefeitura de Duque de Caxias aguarda a chegada de novos lotes de testes rápidos para retomar as ações nas localidades que ainda não foram alcançadas.

Galeria de Fotos

Falta de transparência do Ministério da Saúde compromete o combate ao novo coronavírus Reginaldo Pimenta
Hospital São José, em Caxias, foi reformado em 42 dias e começou ontem a atender casos de covid-19 Reginaldo Pimenta
Testagem para quem apresentar sintomas há pelo menos oito dias Divulgação

Comentários