Puma é resgatado em Duque de Caxias - Divulgação
Puma é resgatado em Duque de CaxiasDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - Moradores de uma casa em Santa Cruz da Serra receberam uma visita inesperada nesta quinta-feira, 16. Um puma resolveu se refugiar numa árvore do quintal da residência. Por causa do perigo, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) precisou montar uma força-tarefa para resgatar o bicho.
Participaram da ação: Comando de Polícia Ambiental da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, Ibama, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Duque de Caxias, Universidade Estácio de Sá, BioParque do Rio, representantes da Prefeitura do Rio de Janeiro e da concessionária Concer.
Publicidade
Após o resgate, o animal recebeu atendimento médico veterinário e passa bem. Ele foi levado para a Reserva do Tinguá.
Animal é ameaçado de extinção
Publicidade
A onça-parda (puma) tem a existência ameaçada por queimadas, atropelamentos e outros fenômenos ligados ao avanço da ação humana no habitat onde vive. O animal costuma ter de 1,5 a 2,75 metros de comprimento, peso entre 22 e 70 quilos, pode viver até 13 anos e chama a atenção pela agilidade.

De acordo com especialistas, o som característico da espécie se diferencia daquele emitido por grandes felinos e se assemelha mais a um miado.