Rio,17/07/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS, CAXIAS-SARACURUNA, Hospital de Saracuruna.Atedimentos que foram suspensos e agora justica da prazo pra normalizarem atendimento. Na foto, reformas no hospital.Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia - Cléber Mendes
Rio,17/07/2020 -COVID-19 -CORONAVIRUS, CAXIAS-SARACURUNA, Hospital de Saracuruna.Atedimentos que foram suspensos e agora justica da prazo pra normalizarem atendimento. Na foto, reformas no hospital.Foto: Cleber Mendes/Agência O DiaCléber Mendes
Por O Dia
Duque de Caxias - O Hospital de Saracuruna (Adão Pereira Nunes) vai ganhar um novo CTI, a partir desta segunda-feira, 20. De acordo com a prefeitura, que assumiu a gestão da unidade de saúde, na última quinta-feira, 16, serão entregues 15 novos leitos de CTI, carrinhos de anestesia para o centro cirúrgico e 48 camas de quatro motores, além de outros equipamentos.
"Vamos entregar esses 15 novos leitos de CTI, as camas e muitos outros equipamentos de qualidade. O Hospital de Saracuruna sempre foi uma referência. No que depender de nós, continuará sendo e vai ficar cada vez melhor. O hospital depende de duas coisas para funcionar. Bons médicos e estrutura. A equipe nós já temos. E os equipamentos nós estamos recuperando. Os pacientes podem ter certeza de que, vindo pra cá, receberão o melhor tratamento”, explicou o prefeito Washington Reis.

Equipes da prefeitura também começaram a trabalhar na infraestrutura da unidade logo após a assinatura do termo de cooperação e posse do hospital. No momento, a Secretaria Municipal de Obras promove a reforma do telhado e faz outras melhorias. A área externa recebeu serviços de capina e nova iluminação, tanto no estacionamento, quanto nas ruas no entorno.

Falta de repasses
Publicidade
A organização social Iabas suspendeu as atividades no Hospital Adão Pereira Nunes por falta de pagamento do governo do estado. O Iabas alegou que a suspensão acontece pela falta de pagamento por parte da Secretaria estadual de Saúde. O instituto afirma que a pasta deve R$ 37.737.965,69 - verba, segundo a nota, referente apenas à "gestão mensal do hospital, além dos recursos para os investimentos já realizados”.
O Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN) é referência nos atendimentos de urgência e emergência. As principais linhas de atendimento são traumas, urgência e emergência adulto e pediátrico e maternidade de alto risco. Também é a única unidade de saúde do estado que realiza reimplantes de membros. O hospital é referência na Baixada Fluminense, região que tem apenas três grandes unidades de saúde (Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, em Caxias, e o Hospital Geral de Nova Iguaçu - Hospital da Posse).