Hospital de Saracuruna ganha novos leitos - Gabriel Mendes/Divulgação
Hospital de Saracuruna ganha novos leitosGabriel Mendes/Divulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - Quatro dias após assumir a administração do Hospital de Saracuruna (Adão Pereira Nunes), a Prefeitura de Duque de Caxias entregou, na manhã desta segunda-feira, 20, 15 novos leitos de CTI, carrinhos de anestesia para o centro cirúrgico e 48 camas de quatro motores, além de outros equipamentos. A cerimônia contou com a presença do prefeito Washington Reis, do assessor da Secretaria estadual de Saúde, Claudio Menezes, do secretário municipal de Saúde, Dr. José Carlos de Oliveira; do diretor do hospital, Dr. Manoel Moreira, e autoridades federais, estaduais e municipais.

Desde a última quinta-feira, 16, quando a prefeitura assumiu a cogestão do Hospital de Saracuruna, equipes começaram a trabalhar na infraestrutura da unidade. A área externa recebeu serviços de capina e nova iluminação, tanto no estacionamento, quanto nas ruas no entorno. A Secretaria Municipal de Obras vai iniciar em breve as reformas do telhado e outras melhorias importantes para o funcionamento da unidade.
Hospital de Saracuruna ganha novos leitos - Gabriel Mendes/Divulgação
Publicidade
“Hoje temos aqui, de fato, um porto seguro para a população. Quando chegamos aqui, na última quinta-feira, esse espaço de CTI estava vazio e descobrimos um monte de equipamentos alugados na unidade, alimentando uma indústria de ganhar dinheiro, esquecendo de fato de garantir o patrimônio da população. Os equipamentos instalados nesse novo CTI eram da Prefeitura de Duque de Caxias e agora pertencem definitivamente ao Hospital de Saracuruna”, afirmou o prefeito Washington Reis.

Segundo Reis, a Prefeitura fez um levantamento de tudo que precisa ser recuperado, desde o telhado até o térreo. O edital, com os custos da obra, feitos a partir da tabela EMOP, está sendo encaminhado ao Tribunal de Contas. Após análise deste edital será aberto o processo de licitação para o início das obras.

O prefeito também falou sobre a dívida que o estado ainda tem com os funcionários, ressaltando que o Secretário Estadual de Saúde está comprometido em falar com o Desembargador do TJT, em busca de um acordo para que os pagamentos sejam feitos diretamente na conta dos funcionários.
Hospital de Saracuruna ganha novos leitos - Gabriel Mendes/Divulgação
Publicidade
“Da nossa parte, vamos pegar imediatamente a carteira de trabalho desses funcionários, necessários para tocar o Hospital de Saracuruna. Vamos contratar por empresa pública, administrada pela própria Prefeitura, sem nenhum tipo de terceirização. Assim pretendemos economizar e investir direto no Adão Pereira Nunes”, informou Reis.

O secretário municipal de Saúde, Dr. José Carlos de Oliveira, ressaltou que o objetivo da nova administração é priorizar o atendimento aos casos de alta complexidade. Para isso, conta com a direção do Dr Manoel de Almeida Moreira Filho, que já exerceu o cargo na unidade por dois períodos, de 20/07/07 a 28/02/12 e de 01/12/2016 a 15/08/2019.

“Para tocar esse hospital estamos com uma equipe de peso, sob a direção do Dr Manoel Moreira. Vamos dar todo o apoio a essa direção. A prioridade do Saracuruna será atender os pacientes de alta complexidade. Aqueles casos de média e baixa complexidade receberão atendimento no Hospital Municipal Moacyr do Carmo. Temos ainda as UPAs, as UPHs espalhadas pelo município, que estão equipadas e preparadas para receber os casos de baixa complexidade”, destacou o secretário de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil informa ainda que os 15 novos leitos no CTI 2 do Hospital de Saracuruna vão se somar aos 37 leitos dos CTI 1 e 3; os 10 leitos pós-operatórios do CTI 4, além dos 11 leitos do CTI Pediátrico, 12 leitos de CTI e 8 de UI Neo Natal em atividade na unidade. O Hospital de Saracuruna (Adão Pereira Nunes), funciona em sistema 24 horas e está localizado na Rodovia Washington Luiz, s/ n, BR-040, km 109, Jardim Primavera – DC.