Duque de Caxias instala novos semáforos inteligentes - Eliakin Moura/Divulgação
Duque de Caxias instala novos semáforos inteligentesEliakin Moura/Divulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - A cidade da Baixada Fluminense implantou um novo sistema inteligente de monitoramento urbano para facilitar a circulação de veículos e diminuir os congestionamentos, principalmente nos horários de pico do início da manhã e final da tarde. O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas utiliza equipamentos tecnológicos de última geração, os sinais inteligentes.
Duque de Caxias instala novos semáforos inteligentes - Eliakin Moura/Divulgação
Publicidade
Os sinais operam no modo adaptativo em tempo real, que funciona através da utilização de câmeras capazes de realizar a leitura do fluxo de veículos que se aproximam das interseções semafóricas e enviam os dados para o centro de controle, sendo utilizado um software avançado que permite manter o sinal aberto automaticamente, sempre que o fluxo exigir.
Nesta primeira etapa, já foram instalados 30 semáforos inteligentes nos principais locais de circulação de veículos e pedestres do primeiro distrito do município como as avenidas Brigadeiro Lima e Silva, Presidente Vargas, Governador Leonel de Moura Brizola, Almirante Tamandaré, Dr. Manoel Teles e as ruas Marechal Deodoro, Marechal Floriano, Tabelião Silmar Silva, Piratini, Pastor Manuel Avelino de Souza e do Viaduto Paulo Lins. Os novos equipamentos vêm com um contador acoplado que controla se o semáforo deve ficar aberto ou fechado, por mais ou menos tempo, nos períodos de maior e menor fluxo de veículos.
Publicidade
Duque de Caxias instala novos semáforos inteligentes - Eliakin Moura/Divulgação
“O objetivo é modernizar o trânsito da cidade. Nosso município tem um fluxo de veículos muito grande. Esses semáforos inteligentes passaram a nos ajudar porque funcionam 24 horas por dia, melhorando a mobilidade e o trânsito”, disse o secretário de Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas, Robson Paschoal.