Hospital de Saracuruna Reprodução
Por O Dia
Publicado 16/07/2020 07:05 | Atualizado 16/07/2020 07:07
Duque de Caxias - Um dia após a organização social Iabas anunciar que suspendeu as atividades no Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por falta de pagamento do governo do estado, a prefeitura da cidade anuncia que vai assumir a administração da unidade de saúde já a partir desta quinta-feira, 16. A cerimônia de transferência de posse ocorre nesta manhã, com a presença do prefeito Washington Reis, do secretário municipal de Saúde, dr José Carlos de Oliveira, e de representantes da Secretaria estadual de Saúde.

O Hospital de Saracuruna, como é conhecido, vem sofrendo há pelo menos um mês com denúncias de má administração. Em junho, profissionais de saúde denunciaram que estavam com os salários atrasados. Enfermeiros e técnicos de enfermagem denunciam que estão empurrando macas, e que não tem comida para alimentar seus filhos.

O Iabas alega que a suspensão da operação do Adão Pereira Nunes acontece pela falta de pagamento por parte da Secretaria estadual de Saúde. O instituto afirma que a pasta deve R$ 37.737.965,69 - verba, segundo a nota, referente apenas à "gestão mensal do hospital, além dos recursos para os investimentos já realizados”.

Na nota, o instituto cita que "manteve o funcionamento do hospital desde o dia 22 de maio, quando venceu o contrato de gestão da unidade". E acusa a Secretaria de Saúde de até o momento não ter tomado "uma decisão sobre o que fazer com a administração do hospital".

Unidade de referência

O Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN) é referência nos atendimentos de urgência e emergência. As principais linhas de atendimento são traumas, urgência e emergência adulto e pediátrico e maternidade de alto risco. Também é a única unidade de saúde do estado que realiza reimplantes de membros. O hospital é referência na Baixada Fluminense, região que tem apenas três grandes unidades de saúde (Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, em Caxias, e o Hospital Geral de Nova Iguaçu - Hospital da Posse).