Balão gigante cai em bairro de Duque de Caxias - Reprodução vídeo
Balão gigante cai em bairro de Duque de CaxiasReprodução vídeo
Por O Dia
Duque de Caxias - Um balão gigante caiu na tarde desta segunda-feira, 10, no bairro do Pilar. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), equipes se posicionaram com o objetivo de evitar que o balão caísse na Rodovia Washington Luís. Apesar disso, motoristas enfrentaram engarrafamento na via por causa dos carros que pararam na pista em busca do balão.
Publicidade
Segundo a PRF, todos os veículos foram autuados pela infração de trânsito cometida. A equipe juntamente com a PM foi até o local para tentar impedir que pedestres se aproximassem do local onde o balão caiu, na Rua Conselheiro Macedo Soares x Av. Demétrio Ribeiro.
Nas redes sociais, há relatos de que o balão veio de São Paulo e quem o resgatasse poderia ganhar cerca de R$ 30 mil. 
Publicidade
Soltar balão é crime
A incidência de ocorrências envolvendo balões tem diminuído bastante desde 1998, quando a legislação elevou a soltura de balões à categoria de crime ambiental. O que antes era apenas uma contravenção penal, agora pode também agregar multa, além da reclusão de um a três anos.

O artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) diz que fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano, pode levar a pessoa a ser condenada à pena de detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas, cumulativamente. Além da pena, vale ressaltar que os crimes ambientais são inafiançáveis.

Os balões são muito perigosos, pois além do risco de incêndios, são instaladas cangalhas de fogos de artifício em sua base, que podem estourar perto das pessoas ou das casas. Quando o balão sobe, ele entra em correntes de ar e é levado para locais imprevisíveis, impossíveis de monitorar, podendo atingir residências, florestas, empresas ou veículos.
Publicidade