Zeca Pagodinho é homenageado em Duque de Caxias - fotos Gabriel Mendes/Divulgação
Zeca Pagodinho é homenageado em Duque de Caxiasfotos Gabriel Mendes/Divulgação
Por O Dia
A Fundec (Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias) homenageou o cantor Zeca Pagodinho com a apresentação da Orquestra de Sopros e Percussão para o artista e familiares. O compositor, poeta e morador mais ilustre de Xerém foi ovacionado no evento em celebração aos 15 anos da Fundação.

Na ocasião, a Fundec comemorou também os cinco anos de parceria com o Instituto Zeca Pagodinho que oferece cursos gratuitos de Informática, Idiomas e Qualificação Profissional beneficiando, por ano, 400 crianças, jovens e adultos moradores do quarto distrito. A orquestra comandada pelo maestro Tiago Farias apresentou as músicas “Vida de viajante” (Luiz Gonzaga), “Esperando na janela” (Gilberto Gil), “Especial Santo Antônio (Alceu Gonzaga, Dominguinhos, Zeca Baleiro e Surica) e Menestrel das Alagoas (Milton Nascimento e Fernando Brant).
Zeca Pagodinho é homenageado em Duque de Caxias - Gabriel Mendes/Divulgação
Acompanhado da esposa Mônica, filhos e netos, Zeca Pagodinho ouviu também alguns de seus sucessos. A orquestra apresentou as músicas “Deixa a vida me levar” (Eri do Cais e Serginho Meriti), “Quando a gira girou” (Claudinho Guimarães), “Verdade” (Carlinho Santana e Nelson Rufino) e “Ser humano” (Claudemir, Mário Cleide e Marquinho Índio). Usando máscara e respeitando o distanciamento social, o cantor percorreu o gramado onde a orquestra se apresentava e fez questão de, através de sinais, elogiar todos os músicos.
Publicidade
Zeca Pagodinho é homenageado em Duque de Caxias - Gabriel Mendes/Divulgação
Em nome da família, o filho de Zeca Pagodinho, Louiz Carlos da Silva, destacou a renovação da parceria com a Fundec para realização dos cursos que são muito importantes para os moradores de Xerém e localidades vizinhas. O presidente da Fundação, Joílson Cardoso, disse que a homenagem era para agradecer ao grande poeta, cidadão e ser humano Zeca Pagodinho que sempre alegrou o povo com suas músicas e que, por causa da Covid-19, a exemplo de outros grandes artistas, está impedido de se apresentar em todo Brasil.