Campanha de vacinação contra a raiva acontece no sábado - fotos: divulgação
Campanha de vacinação contra a raiva acontece no sábadofotos: divulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, deu início a mais uma Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal no município. Em função da pandemia de Covid-19, a vacinação segue as recomendações de prevenção ao vírus, evitando aglomerações e o uso de máscara é obrigatória. O objetivo da Prefeitura de Duque de Caxias é que a Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal percorra o maior número de bairros, pelos quatro distritos do município.
A Campanha “Vai deixar seu amigo morrer de raiva?” é promovida através da Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses. A programação de vacinação será divulgada a cada semana, através do site e das redes sociais da Prefeitura de Duque de Caxias. A ação conta com a participação de voluntários do Processo Apell. A vacina é gratuita.
Publicidade
Veja a programação para a semana de 26 a 30 de outubro de 2020, das 9h às 13h:
* 26/10 – Segunda-feira: E.M. Jair Alves de Freitas (Prainha)
* 27/10 – Terça-Feira: E.M. Profª Maria José de Oliveira (Pq. Lafaiete)
* 28/10 – Quarta-Feira: E.M. Darcy Vargas (Bananal)
* 29/10 – Quinta-Feira: E.M. Visconde de Itaboraí (Bar dos Cavaleiros)
* 30/10 – Sexta-Feira: E.M. Profª Olga Teixeira de Oliveira (Pq. Lafaiete)

A doença
A transmissão da raiva ocorre por meio do contato com a saliva do animal infectado, por lambida ou mordidas. Após a infecção, o vírus se espalha no sistema nervoso, atingindo diversos órgãos e se proliferando nas glândulas salivares. Após a exposição ao vírus, os sintomas da raiva surgem em cerca de 10 a 60 dias.
Publicidade
A transmissão da raiva ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, mas também podem ocorrer via arranhões e lambidas desses animais. Em caso de mordida, a pessoa deve lavar o ferimento com água e sabão de coco e procurar um posto de saúde. A única forma de prevenção da raiva é a vacinação anual dos pets.