Duquesa Confeitaria vai abrir filial na Barra da Tijuca - Divulgação/Alexander Landau
Duquesa Confeitaria vai abrir filial na Barra da TijucaDivulgação/Alexander Landau
Por O Dia
Duque de Caxias - A cidade da Baixada Fluminense terminou o ano de 2020 com saldo positivo na geração de empregos, de acordo com a plataforma Retratos Regionais desenvolvida pela Firjan. De janeiro a dezembro do ano passado, Duque de Caxias fechou com 398 empregos formais criados. O resultado leva em conta o saldo final. Ou seja, é a soma entre contratações e demissões. Apesar do número parecer pouco expressivo, o município foi o segundo que mais gerou empregos na Baixada (atrás apenas de Itaguaí) e o quinto melhor em todo o estado do Rio de Janeiro.
Se for levado em conta apenas o setor de serviços, Duque de Caxias foi a cidade que mais gerou emprego nesta área em todo o estado do Rio de Janeiro, com 2,2 mil empregos formais. Somente na área de alimentação foram 1.920 contratados, seguido de serviços especializados para construção com 513 profissionais empregados. No geral, o estado perdeu 86 mil vagas formais no setor de serviços em 2020. De todas as classes analisadas (agropecuária, indústria e construção, comércio e serviços), o setor de serviços teve o pior resultado no Rio de Janeiro.
Publicidade
Pandemia prejudicou
A pandemia do novo coronavírus prejudicou e muito as contratações em Duque de Caxias. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2020, a cidade registrava um acumulado positivo de 1,5 mil empregos gerados. Com a chegada da Covid-19, os números despencaram drasticamente. Entre março e julho, a cidade perdeu 6,7 mil postos de trabalho formais.

A situação começou a melhorar a partir de agosto, quando Caxias gerou 2,1 mil empregos. O recorde do ano foi em novembro com 2,7 mil empregos formados criados. 
Publicidade
Comerciantes apostam em receitas criativas de chocolate para driblar crise do coronavírus. Bolo da Bambu Sucos - Divulgação
Comerciantes apostam em receitas criativas de chocolate para driblar crise do coronavírus. Bolo da Bambu SucosDivulgação
Em Duque de Caxias, o setor que mais gerou empregos foi o de serviços de catering, bufê e outros serviços de comida. Este setor gerou, ao todo, 2.270 empregos. Serviços de escritório, construção e transporte rodoviário de carga também ajudaram o município a fechar o ano com saldo positivo.

Entre as atividades que mais perderam empregos no município estão: transporte rodoviário coletivo de passageiros (- 1.404); fabricação de cabines, carroceiras e reboques (- 995); comércios varejista (- 566); restaurantes (- 348).