Vacinação contra raiva animal em Duque de Caxias
Vacinação contra raiva animal em Duque de CaxiasDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - No primeiro dia de vacinação contra a raiva animal, no Campo do Rodo (que faz limite com Belford Roxo), Duque de Caxias aplicou o imunizante em mil doses da vacina antirrábica, alcançando 850 cães e 150 gatos. A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses, segue com a vacinação antirrábica para cães e gatos no município nesta quarta-feira, 19, na Praça do Galo, das 10h às 15h. 
A imunização teve início nesta segunda-feira, 17, e também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal. Neste primeiro momento, o objetivo é imunizar o maior número possível de animais dos bairros próximos ao município de Belford Roxo, onde, no início da semana, um cachorro morreu, depois de ser diagnosticado com a raiva animal.
Publicidade
Vacinação contra raiva animal em Duque de Caxias - Divulgação
Vacinação contra raiva animal em Duque de CaxiasDivulgação
Doença cruel
Publicidade
Os primeiros sintomas da raiva animal são a paralisação parcial dos músculos da garganta. O animal deixa de beber água, baba e tem o chamado latido botonal (um grave e um agudo). Em estágios mais avançados da doença, o bicho apresenta falta de coordenação motora e alteração da visão e da audição, o que provoca irritabilidade e fúria.
A raiva pode ser transmitida por cães, gatos e morcegos, através do contato com a secreção infectada. O  mais comum é o contágio por mordida de cão ou arranhão de gato. A transmissão da raiva ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, mas também podem ocorrer via arranhões e lambidas desses animais.