Duque de Caxias poderá receber o Programa Bairro SeguroDivulgação
Por O Dia
Publicado 16/06/2021 16:34
Duque de Caxias - O Governo do Estado analisa ampliar o Programa Bairro Seguro para os bairros do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O reforço na segurança foi pedido por meio de indicação legislativa do deputado Rosenverg Reis (MDB) ao governador Cláudio Castro (PL). Para reiterar a necessidade da implantação, o parlamentar se reuniu, nesta quarta-feira (16), com o secretário da PM, Coronel Rogério Figueiredo, que sinalizou que Jardim Primavera deve ser o primeiro contemplado.

"O Bairro Seguro é uma excelente iniciativa, cuja proximidade da polícia com o cidadão vai ser eficiente na prevenção dos delitos, reduzindo os casos de roubos e furtos. Conversei com o secretário para reforçar a importância de implementar o programa em Duque de Caxias para dar mais segurança aos quase um milhão de moradores do município. Ele foi muito receptivo, gostou da indicação e afirmou que deve começar pelo Jardim Primavera", afirmou Rosenverg Reis.
Governador Claudio Castro inaugura no QG da PM, projeto
Governador Claudio Castro inaugura no QG da PM, projeto "Bairro Seguro".Estefan Radovicz / Agencia O Dia


Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Polícia Militar, o Bairro Seguro tem o objetivo de atuar preventivamente, estreitando laços de confiança entre os agentes e a comunidade. O lançamento oficial do programa foi feito na última segunda-feira (14). Nesta primeira fase, 28 locais serão contemplados nas Zonas Norte, Sul e Oeste da Capital e Itaipuaçu, em Maricá.

Para garantir que Duque de Caxias seja incluído na próxima etapa, Rosenverg Reis também protocolou na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) um projeto de lei autorizando o governo a implementar o programa nos quatro distritos do município.

Atualmente, 392 policiais militares e 84 viaturas serão utilizados no patrulhamento do programa. A atuação ocorre durante 24 horas, com cada equipe utilizando um telefone celular funcional para agilizar o acesso e a proximidade com os moradores.

“Ter o policial à distância de um telefonema vai agilizar o atendimento à população. Os moradores de Duque de Caxias também merecem essa atenção”, reforçou Rosenverg com o secretário Coronel Figueiredo.
Leia mais