Por thiago.antunes
Rio - O Índice Geral de Preços — Mercado (IGP-M) subiu 1,23% na primeira prévia de fevereiro, em comparação a 0,41% da primeira prévia em janeiro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o indicador acumula alta de 2,38% no ano e de 12,01% em 12 meses, conforme a agência Estadão Conteúdo.
O IGP-M é muito usado para reajuste dos alugueis. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 a 31 de janeiro. No dado fechado do mês passado, a alta foi de 1,14%. Os três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M de fevereiro também foram divulgados. O IPA-M, que representa preços no atacado, subiu 1,44%, em relação à alta de 0,35% a janeiro. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 1,07%, após subir 0,73% no mês passado.
Publicidade
Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, elevou 0,31%, após registrar aumento de 0,05% na mesma base de comparação.
A inflação dos produtos agropecuários acelerou no atacado. Os preços subiram 2,18% na primeira prévia do IGP-M de fevereiro, após alta de 1,08% na primeira análise de janeiro. A inflação industrial atacadista também ganhou força e registrou alta de 1,13% na leitura divulgada nesta sexta, contra avanço de 0,06% na mesma base de comparação.
Publicidade
Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os valores dos bens finais subiram 1,27% na primeira prévia, em comparação com a alta de 0,89% em igual prévia de janeiro. Os preços dos bens intermediários, tiveram alta de 1,26%, após avançarem 0,23% do mês passado.