Por thiago.antunes

Rio - Estamos nos aproximando da Semana Santa e da troca de ovos de Páscoa – tradição que surgiu no Egito e na Pérsia, onde as pessoas tinham o costume de presentear seus amigos com ovos pintados com as cores da primavera.

Hoje, esta iguaria de sabor tão atraente movimenta a economia no período que antecede o domingo de Páscoa. Não há idade para ser chocólatra. As fábricas de chocolate aumentam a produção e contratam mão de obra temporária, além de criar produtos novos para agradar diversos públicos.

No momento de crise econômica como a que passamos, os fabricantes de chocolate têm o desafio de produzir mais com menos. O dólar e os custos de produção pressionaram os preços para cima mas o setor abriu 26 mil vagas de emprego.

Pergunta e Respostas

“Tenho muitos filhos, alguns já com netos, e sempre dei um ovo de Páscoa para cada um. Pesquisei os preços e vi que os ovos estão caríssimos. Como gastei todo o meu dinheiro com IPTU, IPVA e material escolar , gostaria de saber se compro agora, há pouco mais de um mês para a Páscoa, ou deixo para a última hora para pegar promoções? “ Roberta, por email

Você já fez a primeira coisa certa: pesquisa de preços. Isso vai ajudá-la a planejar o orçamento. O importante é procurar os diferentes preços entre produtos iguais, mas também identificar produtos similares e de qualidade — afinal, sempre queremos o melhor para quem amamos. Há, sim, produtos de marcas menos famosas com preços mais em conta e qualidade que nada deixa a desejar. Para conhecer essas opções, você deve comprar a marca similar, provar ação e avaliar se tem a sua aprovação.

Dependendo do preço que você encontrar agora, o ideal é se antecipar, pois sabemos que há aumento de preço quando a procura aumenta. Certamente as promoções só irão aparecer depois do domingo de Páscoa. Se você deixar para comprar na véspera, correrá o risco de encontrar apenas ovos maiores e mais caros.

Também é possível substituir os tamanhos que você costuma presentear por outros menores. Se costumava dar um ovo de 500 gramas, para para um de 300. Se temos que nos adequar à realidade de uma recessão econômica, tanto as fábricas de chocolate e os lojistas quanto o consumidor terão que encontrar opção que se encaixe no orçamento.

Os brindes dentro dos ovos, por exemplo, encarecem o produto, pois possuem licenciamentos a serem pagos aos detentores de imagem do brinquedinho.

Uma última sugestão, que com certeza será a mais barata: você pode transformar sua cozinha em uma pequena fábrica de chocolate, fazendo ovos caseiros. O verdadeiro sentido da Páscoa é que neste dia você possa ser feliz com quem ama. O orçamento financeiro deve ter limites. Já o sentimental é para ser estourado sempre com bons momentos!

Marta Chaves é gestora nacional do curso de Ciências Contábeis da Estácio

Você pode gostar