Por thiago.antunes

Rio -Elogios e broncas são comuns a todos os profissionais atuantes no mercado. A reação a estes estímulos é que determinam o perfil do profissional. Saber reagir corretamente quando recebe uma crítica ou quando tem seu desempenho reconhecido é fundamental.

Esses estímulos podem chegar tanto de chefes, quanto de colegas de trabalho ou mesmo de clientes. É importante saber retribuir no caso de elogios e saber ouvir no caso de críticas. Para este último caso, tente refletir no que te levou a cometer aquele erro e pense em formas de não deixar com que isso se repita. Ter maturidade neste ponto é importante, pois discutir sua posição com colegas de trabalho pode acabar gerando fofocas, o que não é favorável em momento algum. Leia mais abaixo.

Pergunta e resposta

“Em ambiente de trabalho, independentemente de qual seja o cargo, como devo reagir a um elogio do chefe ou de um cliente?” Fernanda Muniz, Catete

No mundo empresarial, convivemos com broncas e elogios dos chefes a todo momento. Ambos fazem parte do dia a dia, seja do escritório de uma mega empresa ou da saleta de administração da lanchonete de bairro. Certamente, receber um elogio é muito mais fácil do que uma bronca, mas, para que o sucesso e o reconhecimento não “subam a cabeça” nem provoquem o ciúme dos colegas, é necessário “dividir os louros”, mantendo assim o espírito de equipe no ambiente de trabalho.

Reconhecer que os resultados não são individuais é um indicador de quem realmente sabe trabalhar em equipe. Por exemplo, ao receber um elogio do chefe, o colaborador pode agradecer o reconhecimento e citar as pessoas que o apoiaram para que aquele resultado fosse alcançado. Este comportamento indica humildade e é adequado para os elogios feitos pessoalmente ou por escrito.

Já um elogio do cliente por e-mail, o colaborador pode agradecer o reconhecimento respondendo que a equipe trabalha unida e que seu líder tem o objetivo de manter os clientes sempre satisfeito, copiando os colegas e o seu chefe.

Janaina Ferreira é coach e professora do Ibmec

Você pode gostar