Por thiago.antunes

Rio - Os mais de 2 mil trabalhadores que não conseguiram dar entrada na carteira de trabalho no Rio de Janeiro, por causa de falha técnica no Sistema de Atendimento Agendado (SAA) do Ministério do Trabalho e Previdência Social já vão poder agendar o serviço a partir desta quinta-feira.

Segundo o superintendência regional do Ministério do Trabalho e Emprego no RJ, Robson Leite, foram contratados 50 atendentes e criado mais um link no portal do ministério. “O sistema de agendamento estará com mais vagas disponíveis e ficará mais rápido com o novo link”, estima.

Robson Leite alerta que nos casos em que houver urgência na emissão do documento, o trabalhador deve se dirigir aos postos do ministério ou do Sistema Nacional de Emprego (Sine) com uma declaração do empregador informando a contratação e pedir prioridade no atendimento.

“Quem precisar de carteira urgente por ter arrumado emprego, por exemplo, deve se dirigir a uma das nossas agências com uma declaração da empresa informando que foi contratado, que providenciaremos a confecção da carteira para o mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte”, informa o superintendente.

No Rio, a expectativa é que o sistema esteja normalizado em 14 dias. “Há um gargalo de mais de mil carteiras e minha expectativa é de até no máximo 10 a 14 dias a situação do acesso esteja normalizada”, prevê Leite.

Você pode gostar