Por felipe.martins

Rio - Em momentos de crise, fazer um planejamento financeiro é fundamental para tomar decisões antes de sair cortando gastos dentro de casa aleatoriamente. Adotar um plano com base no orçamento familiar consiste em definir quais são os principais objetivos para que se possa alcançar resultados esperados. Antes de tudo, o consumidor deve analisar em seu orçamento doméstico se há itens supérfluos e que podem ser cortados.

Um pacote de internet ou de telefone celular, por exemplo, pode ser alterado para um mais simples e barato. O cliente também tem a opção de trocar de operadora do serviço, com a prerrogativa da portabilidade.  Mas não basta apenas executar o planejamento feito para garantir a eficiência das metas e resultados esperados.

É necessário também ter o controle das ações adotadas para que as contas não saiam dos eixos. Uma boa dica para o consumidor, é listar sempre o que foi gasto e acompanhar o planejamento e orçamento financeiro. Alguns produtos que você compra também podem ser substituídos por outras marcas com preços mais acessíveis.

Para quem pretende economizar cortando gastos, monitorar as despesas domésticas é indispensável para alcançar os objetivos. Se o planejamento orçamentário é a bússola, o controle será o leme que determina a direção para se chegar ao destino pretendido.


PERGUNTA E RESPOSTA

“Desde que a crise financeira ficou mais evidente, tenho tentado controlar melhor meus gastos. Deixei de comer com frequência em restaurantes e cortei completamente o uso de táxi. No entanto, não estou conseguindo economizar o necessário com essas pequenas iniciativas. Quais outras medidas que posso adotar sem que eu tenha que cortar celular, TV a cabo e internet?”, Lucia Miranda, Del Castilho

Devemos ter bem definidos nossos objetivos financeiros e focar em nossas metas, traçando um caminho para alcançá-los. A ferramenta que vai te ajudar a conquistar seus resultados de forma positiva é fazer um planejamento financeiro.

Antes de tomar qualquer decisão, você deve sentar e fazer seu dever de casa: organizar o orçamento doméstico, indicar tudo que você recebe e todas as suas despesas. Isso dará uma visão macro de sua saúde financeira. Quando finalizar, veja o que pode ser eliminado e o que deve ser substituído. Elabore um plano para os itens que serão substituídos, que devem conter uma apurada pesquisa de preços e negociações com seus fornecedores de serviços.

Alguns produtos você pode substituir as suas marcas por outras com preços mais acessíveis. Aproveite também as promoções nos mercados. Em relação à internet, TV a cabo e celular, você pode negociar seu plano atual com às operadoras por uma opção mais acessíveis e mais em conta à sua realidade financeira.

Você também deve considerar a possibilidade de mudar de operadora — com portabilidade do número do seu celular, por exemplo — e vai se surpreender com os descontos que pode receber.Em períodos de crise financeira, a incerteza dos preços é uma realidade cruel, devido aos indicadores inflacionários. Entre as medidas necessárias estão conhecer melhor o mercado financeiro e buscar produtos que sejam substitutos.

Planejar e controlar as contas são medidas importantes ,com objetivos bem definidos. Um orçamento realinhado fará você ter sucesso. Boa Sorte.

Marta Chaves é gestora nacional do curso de Ciências Contábeis da Estácio.

Você pode gostar