Por marlos.mendes

Rio - Terminam nesta terça-feira as inscrições para vendedores ambulantes participarem de cursos gratuitos de qualificação para atuarem nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio. Interessados podem se cadastrar pela internet, por meio da plataforma ‘Braços abertos’, do Ministério do Turismo. A disputa por uma das 9 mil vagas abertas pode ser no endereço www.bracosabertos.turismo.gov.br.

Para participar, é preciso ser maior de 18 anos, ter cursado até o 6º ano do Ensino Fundamental e trabalhar em locais onde tenham contato direto com turistas, como quiosques, barracas de praia, hotéis, pousadas e albergues. Prestadores de serviço de informações turísticas e guardas municipais também podem se inscrever.

Vendedor em praia do Rio%3ADaniel Castelo Branco / Agência O Dia

O treinamento será online. O programa de ensino foi elaborado pelo Ministério do Turismo em parceira com a Riotur e o Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Segundo a Riotur, o curso será por meio de vídeo-aulas com orientações sobre a comunicação com turistas em português e inglês, técnicas e comportamentos para o atendimento ao público. também serão abordados e conhecimentos em segurança, cuidado com o meio ambiente e higiene e saúde, entre outros.

Os participantes que concluírem o curso receberão certificado. Aqueles que terminarem as aulas com sucesso e rapidez serão premiados.
“Trata-se de excelente oportunidade para profissionais que atuam diretamente no contato com o turista”, explica o secretário de Turismo do Rio, Antonio Pedro Figueira de Mello. “O profissional que busca atualização e aperfeiçoamento é sempre visto como diferenciado no mercado de trabalho”, completa.

A plataforma do curso pode ser acessada por smartphone, tablet ou computador. Os alunos que não tiverem esses aparelhos para assistir às aulas poderão usar uma das Naves do Conhecimento da cidade (Parque Madureira, Santa Cruz, Complexo do Alemão, Vila Aliança, Penha, Irajá, Padre Miguel e Bairro Carioca), além do wifi livre na área pública da Praça Mauá.

Você pode gostar