Por rafael.souza

São Paulo - O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve queda de 0,3% no primeiro trimestre de 2016 na comparação com o quarto trimestre de 2015, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira, 1º de junho. Com isso, somou R$ 1,47 trilhão. No acumulado de 12 meses, a queda foi de 4,7%. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador apontou retração de 5,4%.

Analistas estimavam retração de 0,8% no primeiro trimestre de 2016 frente ao quarto trimestre, levando em conta a mediana das estimativas da pesquisa Bloomberg. Em 12 meses, era esperada queda de 5,9%.

Ainda segundo o IBGE, o consumo das famílias caiu 1,7% no primeiro trimestre em comparação com o período entre outubro e dezembro do ano passado. Na comparação com o mesmo período de 2015, o recuo foi de 6,3%. Os investimentos também caíram. De acordo com os dados divulgados, a contração foi de 2,7% na comparação trimestral e de 17,5% na comparação anual.

Mais uma vez, a indústria apresentou recuo mais expressivo. Entre janeiro e março, o PIB do setor caiu 1,2% em comparação com o ano passado e 7,3% na anual. Já o PIB de serviços teve queda mais branca: 0,2% em comparação ao quarto trimestre do ano passado.

Também vale ressaltar que o instituto revisou os dados do quarto trimestre de queda de 1,4% para 1,3%.

Você pode gostar