Por lucas.cardoso

Rio - Não faltam opções para presentes no Dia das Crianças, comemorado hoje. Além dos brinquedos, há um universo vasto e variado de moda infantil. E passou o tempo em que se restringiam às cores rosa para meninas e azul para meninos. Em um mercado abrangente, as crianças ficam mais estilosas que muitos marmanjos por aí. Nesse nicho, as tendências andam sincronizadas com a ‘de gente grande’, traduzidas e levadas ao universo das crianças. O DIA entra na onda kids e mostra como afroempreendedores descobriram no público infantil uma forma fazer bons negócios. Seja em roupas ou acessórios.

É possível montar um look charmoso com calça skinny, bermudas saias, camisetas, cardigans, coletinhos, lenços, sobreposições, animal prints, turbantes e acessórios bem modernos. E ainda manter o conforto para que as crianças possam brincar livremente. A Crespinhos, produtora visual, trabalha em parceria com a marca Lulu e Lili Acessórios. E incrementa o visual com faixas, flores, laços e camisetas afirmativas voltadas ao público afro infantil.

Estilo do VB Atelier (acima) nas peças para crianças%3A identidade cultural estampada na roupa.Divulgação

“O mercado afro tem crescido muito. Mas o infantil ainda deixa a desejar”, lamenta a empreendedora Renata Morais, 32 anos, moradora da Praça Seca. A dificuldade em agregar moda e identidade visual foi o que motivou Renata a investir nesse ramo. “Não é fácil achar camisetas com estampas de bonecas negras. A gente percebeu que se ver em uma roupa contribui muito para a autoestima. Por isso, é importante investir nesse segmento”, argumenta.

As dificuldades do mercado infantil são as mesmas que em um negócio de ‘gente grande’. É preciso buscar preço, ter bons fornecedores de matéria-prima e costureira que dê conta do recado. Outra empreendedora que aposta no mesmo segmento é Andréa Villas Boas, do VB Atelier, que dá continuidade ao trabalho de fortalecimento na identidade cultural que a marca já oferece aos adultos. “As crianças, ao verem seus pais se sentindo bem com roupas exclusivas, ficam com vontade de usar também. Por isso, a moda infantil do VB Atelier está direcionada para crianças que já interferem na escolha de seu visual. É de criança que se aprende a fugir dos rótulos e a buscar sua própria identidade. Na verdade, essa fase é importantíssima no desenvolvimento da personalidade de uma pessoa”, afirma Andréa.

Para entrar nesse mercado, o VB Atelier, que elabora a nova coleção há três meses, precisou encontrar um meio-termo para adaptar estampas africanas à moda infantil. “Nem todas as estampas ficam bem em crianças. É uma escolha subjetiva. Embora não sejam feitas para roupas infantis, as estampas africanas são atrativas para as crianças e podem propiciar o desenvolvimento de uma identidade visual”, conta.

A importância dos brinquedos lúdicos

Brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil. Quando brincam, meninos e meninas exercitam suas capacidades emocionais, intelectuais, motoras e sociais. A fantasia permite que a criança experimente novos sentimentos, reproduza situações do cotidiano e faça um treino para a vida adulta. Ao brincar, desenvolve o corpo e coloca em prática de forma despretensiosa o conteúdo escolar. Qual o papel do brinquedo nessa história?

Com pecinhas de encaixar, um bebê descobre que é capaz de empilhar objetos. Ao participar de um jogo, cuidar da boneca ou levar o carro ao postinho de gasolina, os pequenos viram protagonistas daquilo que os espera na vida madura. E foi no campo da educação que o casal Carla e Vitor Morais, de Minas Gerais, enveredaram para levar conhecimento aos pequenos de forma divertida. “Os brinquedos ajudam no aprendizado e estimulam a capacidade cognitiva das crianças”, conta a pedagoga.

Na página da Learn Brinks no Facebook, podem ser encontradas opções de brinquedos para ajudar pais, mães e professores no desenvolvimento dos pequenos.

Você pode gostar