Após 4 anos, BC reduz taxa de juros para 14%

Queda esperada foi 0,25 ponto percentual

Por thiago.antunes

Rio - Pela primeira vez em quatro anos, o Comitê de Política Monetária (Copom)do Banco Central (BC) decidiu baixar a taxa básica de juros básicos da economia (Selic). Nesta quarta-feira, o Copom reduziu por unanimidade de 14,25% para 14% ao ano, corte de 0,25 ponto percentual.

O recuo dos juros já era esperado pelo mercado. Analistas, porém, estavam divididos quanto à intensidade: redução de 0,25 ou de 0,5 ponto percentual. Em comunicado, o Banco Central informou entender que a convergência da inflação para a meta central de 4,5%, fixada para 2017 e 2018, é compatível com uma política de corte de juros “moderada e gradual”.

“O Comitê avaliará o ritmo e a magnitude da flexibilização monetária ao longo do tempo, de modo a garantir a convergência da inflação para a meta de 4,5%”, disse a nota. Pelo Twitter o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha comemorou a queda. Segundo ele, “a confiança na retomada da economia do Brasil anda a passos largos”.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia