Por lucas.cardoso
Rio - Pequenos empresários e pessoas interessadas em abrir seus próprios negócios se tornaram alvo de uma iniciativa do governo estadual. Só neste ano, cerca de 700 pessoas participaram de palestras voltadas ao empreendedorismo e à qualificação profissional. Um ciclo que vai ser concluído a partir de amanhã, com uma palestra no auditório da Secretaria estadual de Trabalho e Renda (Setrab), que coordena a iniciativa. O projeto vai ser retomado no próximo ano.
Carnavalesco Milton Cunha falou sobre indústria criativa no ciclo de palestras organizados pela SetrabDivulgação

Duas empreendedoras vão discutir o tema ‘Planejamento Estratégico e Gestão de Negócio para o Empreendedorismo no Marketing Multinível’. Interessados em participar ainda podem se inscrever por e-mail ou pelo telefone (veja no quadro ao lado). Em 2017, a secretaria vai ampliar o tema, promovendo debates sobre gestão de negócios. “A ideia é ampliar a discussão e falar sobre tudo aquilo que um empreendedor precisa saber para não deixar o seu negócio morrer na praia”, antecipa Tânia Regina Melo, superintendente de Formação e Qualificação Profissional da pasta.

Quando assumiu o cargo, Tânia decidiu focar no tema, para qualificar empresários e estimular pessoas interessadas em empreender. O ciclo de palestras foi desenvolvido em parceria com a Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras). “Existem pessoas com o espírito empreendedor, mas que ainda não sabem exercer essa vocação. Aí, desenvolvemos esse ciclo de palestras para conscientizar e ajudar na gestão do negócio. Empreender significa superar desafios e colocar novas ideias. Acredito que esse é o caminho do futuro. É a maior alavanca econômica para desenvolver o país”, argumenta a superintendente.

A iniciativa foi colocada em prática em maio, com uma palestra do carnavalesco Milton Cunha, sobre a indústria criativa para 180 pessoas. No mês seguinte, a Setrab promoveu debates e palestras sobre economia solidária, com 80 participantes. A terceira palestra ocorreu em julho, para discutir qualificação profissional. Em setembro, o juiz federal William Douglas falou sobre emprendedorismo jurídico para quase 300 interessados no assunto, num evento na sede da OAB. Tânia acredita que a iniciativa vai crescer ainda mais no próximo ano. “O nosso objetivo é dar às pessoas ferramentas e recursos para encorajar cada vez mais a capacitação de empreendedores”, acredita.
Publicidade
PARA PARTICIPAR
Interessados em fazer inscrição na palestra ‘Planejament'o Estratégico e Gestão de Negócio para o Empreendedorismo no Marketing Multinível’ devem entrar em contato com a Setrab pelo e-mail empreendedorismosetrab@gmail.com ou pelos telefones 2332-6776/6880. Mais de 80 pessoas já estão inscritas no evento.
Publicidade
ONDE
A palestra vai ocorrer amanhã, das 14h30 às 17h, no auditório da secretaria, na Avenida Nilo Peçanha 50, 33º andar, Centro. As palestras serão dadas pela diretora Nacional de Vendas Independente Mary Kay Brasil e pela supervisora da Equipe Herbalife Internacional Brasil.
Publicidade
PÚBLICO
Cerca de 700 pessoas participaram das palestras sobre empreendedorismo neste ano.