Por caio.belandi
São Paulo - A vitória do candidato republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos contrariou as expectativas do mercado, que reagiu mal no mundo inteiro. No Brasil, a Bovespa abriu esta quarta-feira operando em queda de 3,32%, após avançar na noite de terça com a previsão de vitória de Hillary Clinton. 
Já o dólar apresentou forte alta após quatro dias de baixa. Às 9h50 desta quarta, a moeda americana subiu 2,45%, sendo vendida a R$ 3,245. 
Publicidade
A reação do mercado brasileiro acompanha o que acontece nas bolsas da Europa. O mercado de ações em Milão abriu em forte baixa de 3,47%. Em Paris, a bolsa iniciou os trabalhos com queda de 2,8%, enquanto em Londres, o índice foi derrubado em 1,6%. Em Frankfurt, a bolsa abriu com queda de 2,9%. E em Madri, a maior queda: 3,82%. 
Na Ásia, a situação foi ainda pior: o índice Nikkei, no Japão, fechou com queda de 5,36%, pior índice desde o Brexit, em 24 de junho. Já na China, a Bolsa de Xangai fechou em -0,7%, de Hong Kong em -2,3% e em Sidney -2,4%.
Publicidade
Para os especialistas, o mercado não irá se recuperar durante o dia, devendo operar em baixa nesta quarta.
Com informações da Ansa