Por luana.benedito
Rio - O Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio), em parceria com o Sebrae, criou o ‘Projeto Reconstruir’, para ajudar os trabalhadores a buscar novas oportunidades no mercado de trabalho. O curso gratuito ainda terá outras duas turmas neste ano. Uma delas começa a partir da próxima terça-feira. A outra tem início no dia 6 de dezembro.
Ex-aluno%2C José Vicente de Souza já trabalha por conta própriaDivulgação

Com carga horária de 24 horas em três dias seguidos de aulas, o curso aborda os temas ‘Empreendedorismo para Começar Bem’, ‘O Microempreendedor Individual’, ‘Passo-a-passo para a Formalização’, ‘Orçamento da Obra’ e ‘Plano de Negócios para Começar Bem’.

A ideia do ‘Projeto Reconstruir’ é ensinar a qualquer trabalhador desempregado a empreender, a saber como abrir o seu próprio negócio e se tornar independente. “Aqui, eles aprendem a fazer um orçamento, legalizar sua situação como MEI, passar recibos, divulgar sua atividade nas redes sociais. É algo que irão levar para a vida toda, mesmo quando esse momento difícil da economia tiver passado”, garante a gerente de Relações Institucionais do Seconci-Rio, Ana Claudia Pontes Gomes.

José Vicente de Souza, que trabalhou na construção civil como encarregado de obras por 30 anos, procurou o curso ao ficar desempregado, em dezembro do ano passado. Agora, passou a trabalhar por contra própria, em reformas em casas e apartamentos. “Esse curso me abriu os horizontes. E as pessoas gostam do meu serviço, indicam meu nome. Sendo MEI, tenho mais flexibilidade com os horários. Pretendo continuar como estou, como autônomo e muito feliz”, explica.

PARA SE INSCREVER
Publicidade
A seleção para as vagas acontece às terças-feiras, às 13h30, na sede do Seconci-RJ, localizado na Rua Pará 141, Praça da Bandeira. Quem quiser fazer a pré-inscrição, deve ligar para o telefone 2101-2565.

DUAS TURMAS
A próxima turma do projeto ‘Reconstruir’ começa na próxima terça. A última turma do ano terá aulas a partir de 6 de dezembro. São três dias seguidos de atividades, com carga horária de 24 horas. As aulas são voltadas ao empreendedorismo e à formalização.