Por luana.benedito

Rio -Em meio a tantas dificuldades para escolher o curso universitário a seguir, o estudante tem um complicador a mais nesse momento de decisão: tentar prever o futuro. Sim, porque não basta ter informações sobre a carreira e o mercado de trabalho atuais.

A escolha da profissão é algo para a vida toda. Ou, pelo menos, para uma boa parte dela. Porém, com o mundo passando por mudanças cada vez mais aceleradas, é preciso fazer um esforço para tentar imaginar como será trabalhar no ramo escolhido daqui a alguns anos. Ou quais profissões terão maior utilidade nos próximos tempos.

Ligados no futuroDivulgação

Nunca o mundo do trabalho mudou tanto e com tamanha velocidade. As novas tecnologias renovam em poucos anos práticas que levavam décadas para serem alteradas. Cargos que eram fundamentais em determinada carreira deixam de existir de uma hora para a outra.

Diante de um cenário assim, é difícil prever o que vai acontecer na carreira pretendida. Não há nenhuma fórmula secreta para adivinhar o futuro. A melhor saída é conversar com profissionais e mestres para saber se identificam as tendências que virão. Mesmo assim, nunca haverá 100% de acerto.

O que fazer, então? Duas sugestões simples: mantenha-se sempre atualizado e procure diversificar a sua área de atuação. A informação e a versatilidade são duas boas armas para garantir o futuro.
Você pode gostar