Ao todo são 24.585 unidades por todo o país que serão comercializadas
Por thiago.antunes
Rio - A Caixa Econômica Federal está com um estoque de 24.585 imóveis para serem vendidos novamente. A “sobra” acontece quando os pagamentos dos financiamentos liberados pelo banco não são feitos pelos compradores o que faz com que as unidades sejam retomadas pela Caixa. Esses imóveis estão espalhados por todo o país, e a venda será feita em parceria com o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).
“Os corretores que conseguirem fazer transações com essas unidades ficarão com uma taxa de 5% do valor”, afirma João Teodoro, presidente do Cofeci.
De acordo com o dirigente, os conselhos regionais de corretores vão chamar os profissionais cadastrados para participar de um convênio, no qual haverá sorteio para determinar quem vai ser o responsável pela venda de cada unidade. Teodoro estima que, caso todo o estoque seja comercializado, o valor total fique em torno de R$ 4,5 bilhão.
Impulso para o setor
Publicidade
O presidente do Creci-RJ, Manoel da Silveira Maia, avalia como positiva e necessária a iniciativa. “É fundamental para a economia e para o crescimento do país. Dinamizar o setor econômico e impulsionar o mercado imobiliário é importante para todos os segmentos, incluindo os corretores de imóveis que terão a oportunidade de fechar mais negócios”, afirma. Pelas contas do banco, 11% do estoque será vendido dessa forma em 2017.