Por thiago.antunes
Rio - O estado vai pagar o salário de janeiro aos ativos da Educação e ativos e inativos da Segurança no próximo dia 14, que é o décimo dia útil. A informação foi confirmada nesta quarta-feira pela Secretaria Estadual de Fazenda.
O pagamento da Educação no décimo dia útil já era esperado, tendo em vista que nos últimos meses a pasta efetuou o crédito em dia. Isso porque os pagamentos estão sendo feitos com verbas do Fundeb.
Publicidade
Já os ativos e inativos da Segurança receberam os salários dos últimos dois meses com atraso. No entanto, em meio à mobilização dos familiares dos servidores da área e ameaças de paralisação, o estado decidiu pagar no décimo dia útil. 
"Desde o meio do ano passado, quando veio toda essa dificuldade e a arrecadação piorou, nós colocamos o pagamento, principalmente, da Educação e da Segurança, para o décimo dia útil do mês. Então, o décimo dia útil é dia 14, e nós vamos pagar neste dia os servidores da Segurança, com reajuste, e Educação, como temos feito nos meses anteriores. A gente sabe o que representa a segurança pública para o Estado do Rio", disse o governador Pezão.
Publicidade
Os servidores da Segurança receberão o pagamento de janeiro com até 10,22% de aumento. O reajuste foi aprovado, em cinco parcelas, em 2014, pela Assembleia Legislativa, e o Estado paga, na próxima terça-feira (14/2), a terceira parcela para ativos e inativos. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros terão reajuste de 7,65%.
A Polícia Civil, 10,22%. Delegados da Polícia Civil terão os vencimentos reajustados em 3,3%. Inspetores de segurança e Administração Penitenciária receberão aumento de 3,24%. Os reajustes foram instituídos pelas leis 6.840/2014, 6.833/2014 e 6.841/2014, respectivamente. As duas últimas parcelas serão pagas em 2018 e 2019.