Por thiago.antunes

Rio - A Petrobras anunciou ontem mais um aumento do preço do diesel nas refinarias em 4,3%, em média, e da gasolina em 2,2% em média. Os novos valores começam a ser aplicados a partir de hoje.

Novos valores começam a ser aplicados a partir de hoje nas refinariasArquivo

“Se o ajuste feito hoje (ontem) for integralmente repassado e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode subir 2,9% ou cerca de R$ 0,09 por litro, em média, e a gasolina, 1,2% ou R$ 0,04 por litro, em média”, informou ontem a estatal no começo da noite.

Segundo a estatal, a decisão do Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP), segue a política de preços anunciada em outubro de 2016 pela a empresa.

A Petrobras reafirmou, conforme a agência Estadão Conteúdo, a sua política de revisão que prevê análise de preços pelos menos uma vez a cada 30 dias.

“A decisão é explicada principalmente pela elevação dos preços dos derivados nos mercados internacionais desde a última decisão de preço, que mais que compensou a valorização do real frente ao dólar, e por ajustes na competitividade da Petrobras no mercado interno”, informou a empresa.

A estatal destaca também que o comportamento dos preços de derivados foi marcado por volatilidade nos mercados internacionais em resposta a evento internacional, como os ataques dos Estados Unidos na Síria.

“Os novos preços continuam com uma margem positiva em relação à paridade internacional, conforme princípio da política anunciada, e estão alinhados com os objetivos do plano de negócios 2017/2021”, destacou a companhia em nota.

A Petrobras lembrou que a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados e que as revisões feitas pela empresa nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis, especialmente distribuidoras e postos revendedores.

Você pode gostar