Rio - Os mais de 335 mil aposentados e pensionistas do INSS de todo Estado do Rio de Janeiro que não fizeram o recadastramento no ano de 2017 devem correr contra o relógio para não ter o benefício suspenso. O prazo acaba na próxima quarta-feira, dia 28. E não há previsão de ampliação novamente. "Não temos até o momento nenhuma informação de prorrogação do prazo para a realização da prova de vida", alerta Fernando Sixel, gerente-executivo do INSS no Rio de Janeiro.
E a correria promete ser grande, somente na capital 114.380 pessoas não renovaram o cadastro. Nos municípios, o campeão de "esquecidos" é Duque de Caxias, com 19.528, seguido de São Gonçalo (18.306) e Niterói, com 13.721, segundo o INSS.
O recadastramento é feito no próprio banco onde o beneficiário recebe a pensão, nele também é possível revalidar a senha de atendimento, basta apresentar um documento de identificação com foto, como identidade, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação, por exemplo.
Para fazer a prova de vida não é preciso ir à Agência da Previdência. "O comparecimento à rede bancária para a comprovação de vida é imprescindível para evitar transtorno no recebimento do seu vencimento", acrescenta Sixel. E foi exatamente o que fez a aposentada Vera Montenegro, de 75 anos, moradora do Engenho de Dentro. Ela conta ao DIA que recebe por cartão magnético no Bradesco e que a própria caixa da agência avisou sobre a prova de vida. "Fiz o recadastramento na hora que fui informada. É melhor perder uns minutos do que chegar no outro mês e não receber o benefício", diz D. Vera.
Um ponto destacado por Yedda Gaspar, presidente da Federação dos Aposentados do Estado do Rio de Janeiro (Faaperj), que compareceu ao Santander para fazer sua prova de vida, é que desta vez o recadastramento não foi feito somente na data do aniversário, foi estipulada uma data limite, que acabou em 31 de dezembro do ano passado, mas foi prorrogada. "Muitas pessoas não sabem que têm que fazer a prova de vida até dia 28, estão 'presas' à data de aniversário", adverte.
A falta de aviso personalizado, tanto do INSS quanto dos bancos, foi alvo de crítica do aposentado Adilson Francisco Teixeira, 66, de Mesquita. "Nem sabia que tinha que fazer recadastramento agora. O banco não avisou nada. O INSS muito menos", reclama Adilson, que também esteve no Santander para fazer a prova de vida.
"Uma coisa tão fácil, sem demora e simples, acaba se tornando um transtorno na vida dos aposentados e pensionistas por causa da falta de aviso do INSS", critica a presidente da Faaperj.
Caso tenha o benefício suspenso, o aposentado ou pensionista deve comparecer à agência bancária onde recebe o pagamento e fazer a prova de vida que o pagamento é restabelecido, informa o INSS.
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