A partir de abril todos os segurados do INSS do Rio e do Grande Rio poderão acessar o portal INSS Digital e usufruir de, pelo menos, 15 serviços oferecidos pelo instituto. Será possível obter extrato previdenciário, pedir aposentadoria por idade e pensão por morte, corrigir dados cadastrais, simular tempo de serviço, entre outros itens, que estarão disponíveis em ambiente totalmente digital sem que o segurado precise se deslocar a uma agência. A adaptação será feira de forma gradativa, segundo informou o INSS com exclusividade ao DIA.
A partir da semana de 19 a 23 de março, as agências da Previdência`Presidente Vargas, Méier e Centro estarão em treinamento para operar no INSS Digital. Na de 26 a 29 deste mês, será a vez dos postos de Copacabana, Praça da Bandeira e Barra. E por último, de 2 a 4 de abril outras nove agências vão operar totalmente no ambiente digital.
"A expectativa é de que logo no início de abril as agências da Previdência operem com o INSS Digital", diz Paulo Cirino, da Superintendência do INSS, que coordena as regiões do Rio e Espírito Santo.
"Os benefícios de salário-maternidade, pensões por morte e aposentadorias serão concedidos automaticamente", anuncia o gerente executivo Fernando Sixel.
A iniciativa faz parte da modernização da autarquia que para facilitar o acesso dos segurados aos serviços além de desafogar as agências, que carecem com falta de servidores, conforme o superintendente informou ao DIA.
Pelo portal meu.inss.gov.br, tanto o aposentado quanto o trabalhador - que ainda vai pedir o benefício - pode resolver tudo em um só lugar e o melhor, sem sair de casa. Para ter acesso a todos esses serviços, basta cadastrar o CPF e senha.
E à medida que o INSS Digital chegar a todas as agências, o atendimento será desafogado. O INSS esclarece que, em média, no Rio, as agendas convencionais de atendimento pela internet ou pela Central 135 estão com prazo de três dias e em alguns postos tal período corresponde a 24 horas.
No final de abril, a oferta de vagas referentes a todos os benefícios será o triplo da atual em todas as agências do estado, segundo o INSS.
"A instituição vai simplificar e automatizar suas rotinas e gerar facilidades para obter benefícios, através do aumento das capacidades de atendimento e conclusão de processos", diz Sixel.
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