Rio - Os trabalhadores prestes a se aposentar terão mais possibilidades de locais para dar entrada no benefício e fugir das filas dos postos do INSS. Além de uma plataforma da Previdência na internet em que poderão ser feitos vários serviços, como pedido de aposentadoria e revisão administrativa, está em andamento um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Sindicato Nacional dos Aposentados no Rio, da Força Sindical, com o INSS que transformará a sede da entidade numa espécie de agência da Previdência. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também negocia para fechar um acordo.
O convênio é igual ao que já foi fechado com o sindicato em São Paulo, que a partir de junho começa atender. A representação da entidade no Rio será a segunda a estar apta a prestar os serviços. "A negociações estão avançadas", garante Rafael Zibelli, coordenador do Sindicato dos Aposentados no Rio.
Além de sindicatos, os acordos de cooperação serão estendidos a grandes empresas e associações. A ideia é desburocratizar o processo para que a concessão dos benefícios saia mais rápido e desafoguem os postos da Previdência.
O INSS Digital, ferramenta da autarquia que irá agilizar todo o processo, será realidade para segurados do Rio e Grande Rio no mês que vem. Com isso, a expectativa do instituto é atenuar a demanda, que hoje conta com 17 mil processos em análise em todo Estado do Rio e antecipar os agendamentos. A informação foi passada ao DIA por Paulo Cirino, da Superintendência Regional II do INSS, que é responsável pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Outro acordo que também está em andamento é com a OAB. A partir da assinatura do convênio, os advogados poderão dar entrada nos benefícios previdenciários pelo próprio escritório. Além dia o INSS Digital terá um campo exclusivo para as empresas que firmarem esse convênio com a autarquia. "Nosso objetivo é de que apenas os (segurados) excedentes procurem as agências do INSS", avalia Cirino.
Comentários