Rio - Os cheques com valores menores de R$ 300 serão compensados em apenas um dia útil e não mais em dois, a partir da próxima segunda-feira. Atualmente, os documentos com quantias acima de R$ 299,99 são pagos em um dia útil.
A nova regra, além de unificar o sistema de compensação, determina que todos os documentos sejam liquidados no ambiente da Centralizadora da Compensação de Cheques (Compe). A determinação do novo prazo está na Circular 3.859, publicada pelo Banco Central em 27 de novembro do ano passado. Os bancos tiveram 180 para se enquadrar às regras.
"As alterações seguem os esforços do Banco Central de aprimorar os instrumentos de pagamentos, tornando-os mais eficientes e seguros para o usuário, e do setor bancário, sempre comprometido em modernizar e inovar seus procedimentos", disse o diretor-adjunto de Negócios da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
A professora de Educação Física Cláudia Alfradique, 48 anos, gostou de saber que agora o dinheiro pode cair mais rápido na sua conta. "Ao depositarmos o cheque, o dinheiro vai estar liberado no dia seguinte", disse. "Antes ficava aquele status de "cheque compensando" até aparecer o saldo, dois dias depois. Agora vai agilizar", completou ela.
Reportagem da estagiária Carolina Moura, sob supervisão de Max Leone
Comentários