Por O Dia

A desatualização da tabela do Imposto de Renda (IR) faz cada vez mais contribuintes terem que prestar contas ao Leão. Devido à falta de correção, que já acumula quase 90% de defasagem, mais de 469 mil pessoas físicas entregaram a declaração do IR além da expectativa da Receita Federal para este ano. Segundo o Fisco, foram enviados 29.269.987 documentos dentro do prazo encerrado segunda-feira à noite. O número final ficou acima do que a Receita aguardava de pouco mais de 28,8 milhões.

"A Receita acredita que este ano mais contribuintes decidiram entregar a declaração dentro do prazo", informou o órgão em nota, sem considerar a defasagem da tabela.

No balanço divulgado às 22h de segunda, o número de declarações já havia ultrapassado a expectativa do Fisco, aos 29 milhões. Do total, 317.920 foram entregues por meio de dispositivos móveis.

Quem não entregou a declaração no prazo poderá fazê-lo a partir de hoje, mas estará sujeito a multa de, no mínimo, R$ 165,70 e, no máximo, 20% do imposto devido.

Os contribuintes que perderam o prazo ficarão com a situação pendente no CPF até regularizem. Isso significa que não poderão se habilitar a empréstimos financeiros, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel, tirar passaporte e até fazer concurso público, além de ter problemas para movimentar conta bancária.

Quem cumpriu o prazo corretamente já pode consultar a situação e verificar se eventualmente caiu na malha fina. As informações estão disponíveis no site da Receita e podem ser consultadas pelo CPF do contribuinte.

 

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias