A medida deve injetar R$ 21 bilhões na economia do país e movimentar o comércio e outros setoresMarcelo Camargo / Agência Brasil
Por MARTHA IMENES
Publicado 21/05/2018 00:00 | Atualizado 21/05/2018 20:59

O primeiro dia de operação da ampliação dos serviços do Meu INSS, que agora oferece aposentadorias urbanas e salário-maternidade pela internet, correu sem muitos transtornos. Com isso, 1.200 pessoas que cumpriram os requisitos necessários para aposentar e 108 que pediram o salário-maternidade em todo país tiveram os benefícios concedidos, segundo informações do próprio INSS.

Vale lembrar que para ter acesso aos serviços, o trabalhador tem que cadastrar login e senha no site www.inss.gov.br, além de estar com todos os dados atualizados no instituto. Para fazer o cadastro é preciso digitar CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado onde nasceu. Algumas perguntas serão feitas para confirmar a identidade do usuário. Ao respondê-las corretamente será gerado código de acesso provisório para que o trabalhador acesse a página. Com esse código, o segurado deve cadastrar login e senha.

Ao acessar o endereço eletrônico do INSS, o segurado deve procurar abaixo do ícone "Serviços", que fica do lado esquerdo da página, o Meu INSS. Ao clicar nesse item, abrirá uma nova aba onde os serviços oferecidos pela internet podem ser acessados.

Ao entrar no serviço desejado, se o segurado já tiver atingido os requisitos necessários será aposentado automaticamente. No caso de inconsistência nos dados, o segurado que deu entrada na aposentadoria por idade receberá um número de protocolo e poderá acompanhar o pedido pela internet. Já quem pediu a aposentadoria por tempo de contribuição e o cadastro não está atualizado, será encaminhado à um posto de atendimento. De acordo com a autarquia, o atendimento para esta modalidade será híbrido. Ou seja, funcionará pela internet e na agência da Previdência. A autarquia alerta ainda que o trabalhador que encontrar dificuldade em acessar a internet, pode fazer a solicitação pela Central de Atendimento 135.

MENOS ATENDIMENTO ESPONTÂNEO

Com mais de sete milhões de usuários cadastrados, o Meu INSS pode ser acessado por computador ou celular. E, a partir do dia 24, vários serviços que antes eram feitos por atendimento espontâneo, ou seja, sem precisar de agendamento, serão feitos com dia e horário marcados, bastando confirmar a marcação pelo Meu INSS ou pelo 135.

Ao acessar a página www.inss.gov.br, o segurado deve clicar no ícone "Serviços" ao lado esquerdo da página. Em seguida, em "Agendamento". Após abrirá uma aba em que vai aparecer um quadrado amarelo, basta clicar nele e em seguida escolher o tipo de serviço que deseja marcar no INSS.

 

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