Luiz Carlos Dias dos Santos, gerente executivo substituto da Gerência Centro do INSS. Divulgação/INSS
Por MARTHA IMENES
Publicado 10/06/2018 03:00 | Atualizado 26/10/2018 19:16

O INSS Digital, em funcionamento desde de o fim do mês passado tem facilitado a vida de segurados da Previdência. Somente entre 21 e 28 de maio, segundo dados do próprio INSS, 2.187 trabalhadores se aposentaram sem sair de casa no Rio. Deste total, 1.888 eram aposentadorias por idade e outras 299 por tempo de contribuição. Ainda foram liberados sete benefícios de salário maternidade no mesmo período.

"A concessão automática tem sido de grande valia para a instituição e trabalhador. A redução na espera é o principal ganho para os segurados e a tendência é cada vez mais melhorar e diminuir ainda mais o tempo de espera", avalia Luiz Carlos Dias dos Santos, gerente executivo substituto da Gerência Centro do INSS do Rio.

A agilidade se dá, de acordo com o instituto, porque os 105 postos de atendimento do órgão no estado recebem os segurados apenas para conferir a documentação, que é digitalizada e devolvida a ele. As cópias digitais são encaminhadas a um polo de concessão que analisa o requerimento. Depois disso, o beneficiário acompanha a tramitação do processo pela internet, por meio de número de protocolo.

Com o INSS Digital, a meta é diminuir a espera para atendimento a, no máximo, uma semana e o prazo de resposta para até 45 dias. Até bem pouco tempo, a demora para conseguir ser atendido passava de três meses e a a resposta para o pedido de benefício levava pelo menos cinco meses (150 dias) para sair.

COMO FAZER O PEDIDO

Vale lembrar que uma série de benefícios passaram a integrar o novo modelo de atendimento digital, mas o foco do INSS é acelerar a liberação de aposentadorias por tempo de contribuição, informou o instituto. Ao acessar a página www.inss.gov.br, o segurado deve clicar no ícone "Serviços" ao lado esquerdo da página. Em seguida, em "Agendamento". Depois abrirá uma nova aba em que vai aparecer um quadrado amarelo. Então, basta clicar nele e em seguida escolher o tipo de serviço que deseja marcar no INSS.

No item "Alterar meio de pagamento", por exemplo, os aposentados e pensionistas poderão mudar a forma de pagamento ou a conta bancária em que recebem os benefícios da Previdência.

De acordo com o INSS, "o cidadão pode optar por receber o seu benefício em uma conta-corrente ou poupança, desde que seja ele próprio o titular da conta. Pode alterar também para cartão magnético, caso já receba em conta".

Confira como dar entrada no pedido pela internet
Foco de acertos tem sido, na maioria dos casos, processos de auxílio-doença e aposentadoria por invalidezAgência O Dia
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Como validar senha e enviar documentos

Para acessar todos os serviços oferecidos nas plataformas digitais do INSS, como consultar extrato de pagamento do mês, atualizar endereço, acompanhamento de pedidos de benefício, revisão e simulação para quem está prestes a se aposentar, por exemplo. Todos esses serviços estão disponíveis no endereço eletrônico na internet www.servicos.inss.gov.br.

Para o segurado que ainda não dispõe de senha e login é preciso fazer um cadastro para ter acesso ao sistema da Previdência Social.
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O trabalhador deve clicar no ícone “cadastrar senha”. Nele, aparecerão campos onde devem ser colocados o número do CPF, nome do segurado, data de nascimento, nome da mãe e naturalidade.
Após preencher todos os dados, em seguida aparecerá uma mensagem informando número de acesso, que deve ser informado na Central 135.
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Só depois de validado pela Central de Atendimento 135, os serviços do INSS poderão ser acessados pelo segurado.
Caso as perguntas feitas pelos atendentes do INSS não sejam compatíveis com as informações que constam no cadastro, o segurado terá que ir a um posto para cadastrar a senha de acesso para internet. O procedimento, segundo o INSS, é para evitar fraudes.
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FORMATOS

Os documentos a serem enviados pela internet devem ter os seguintes formatos: .PDF; .PNG; .BMP; .JPG; .JPEG; .TXT; .RTF; .DOC; .DOCX; .ODT.