O INSS Digital, em funcionamento desde de o fim do mês passado tem facilitado a vida de segurados da Previdência. Somente entre 21 e 28 de maio, segundo dados do próprio INSS, 2.187 trabalhadores se aposentaram sem sair de casa no Rio. Deste total, 1.888 eram aposentadorias por idade e outras 299 por tempo de contribuição. Ainda foram liberados sete benefícios de salário maternidade no mesmo período.
"A concessão automática tem sido de grande valia para a instituição e trabalhador. A redução na espera é o principal ganho para os segurados e a tendência é cada vez mais melhorar e diminuir ainda mais o tempo de espera", avalia Luiz Carlos Dias dos Santos, gerente executivo substituto da Gerência Centro do INSS do Rio.
A agilidade se dá, de acordo com o instituto, porque os 105 postos de atendimento do órgão no estado recebem os segurados apenas para conferir a documentação, que é digitalizada e devolvida a ele. As cópias digitais são encaminhadas a um polo de concessão que analisa o requerimento. Depois disso, o beneficiário acompanha a tramitação do processo pela internet, por meio de número de protocolo.
Com o INSS Digital, a meta é diminuir a espera para atendimento a, no máximo, uma semana e o prazo de resposta para até 45 dias. Até bem pouco tempo, a demora para conseguir ser atendido passava de três meses e a a resposta para o pedido de benefício levava pelo menos cinco meses (150 dias) para sair.
COMO FAZER O PEDIDO
Vale lembrar que uma série de benefícios passaram a integrar o novo modelo de atendimento digital, mas o foco do INSS é acelerar a liberação de aposentadorias por tempo de contribuição, informou o instituto. Ao acessar a página www.inss.gov.br, o segurado deve clicar no ícone "Serviços" ao lado esquerdo da página. Em seguida, em "Agendamento". Depois abrirá uma nova aba em que vai aparecer um quadrado amarelo. Então, basta clicar nele e em seguida escolher o tipo de serviço que deseja marcar no INSS.
No item "Alterar meio de pagamento", por exemplo, os aposentados e pensionistas poderão mudar a forma de pagamento ou a conta bancária em que recebem os benefícios da Previdência.
De acordo com o INSS, "o cidadão pode optar por receber o seu benefício em uma conta-corrente ou poupança, desde que seja ele próprio o titular da conta. Pode alterar também para cartão magnético, caso já receba em conta".
Para acessar todos os serviços oferecidos nas plataformas digitais do INSS, como consultar extrato de pagamento do mês, atualizar endereço, acompanhamento de pedidos de benefício, revisão e simulação para quem está prestes a se aposentar, por exemplo. Todos esses serviços estão disponíveis no endereço eletrônico na internet www.servicos.inss.gov.br.
Os documentos a serem enviados pela internet devem ter os seguintes formatos: .PDF; .PNG; .BMP; .JPG; .JPEG; .TXT; .RTF; .DOC; .DOCX; .ODT.
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