Por

A prova de vida, ou recadastramento anual, vai começar no estado a partir do mês de novembro, confirmou à Coluna o Rioprevidência (autarquia responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões).

Este ano, houve previsões de o procedimento passar a ser cobrado em outros meses (como em junho), mas por conta das indefinições de como se dará a iniciativa, a autarquia acabou tendo que adiar o começo.

A prova de vida é um mecanismo que ajuda no controle de pagamentos de benefícios previdenciários, evitando, assim, irregularidades e fraudes. Com essa nova exigência, quem não fizer a atualização de dados terá o benefício suspenso, a exemplo de como ocorre com aposentados e pensionistas do Município do Rio.

O procedimento será feito na instituição financeira que administra a folha de pagamentos do estado, que é o Banco Bradesco. O mês em que o inativo e o pensionista terão atualizar seu cadastro será o mesmo do aniversário. A princípio sempre do 11º ao 25º dia, para todo o aniversariante do mês.

O Rioprevidência ainda divulgará mais detalhes sobre a medida.

Você pode gostar
Comentários