Imposto de Renda - Agência Brasil
Imposto de RendaAgência Brasil
Por *EDDA RIBEIRO

Rio - Contribuintes que fizeram a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física de 2018 devem ficar atentos. Mais de 52 mil pessoas no Estado do Rio serão notificados para corrigir erros na declaração. O aviso virá por carta, e quem não regularizar a situação será intimado e até multado. Em todo o país são 383 mil pessoas.

As correspondências serão enviadas aos que não foram intimados ou notificados pela fiscalização. O contribuinte pode se adiantar e fazer o acerto antes de receber a carta, por meio de login no idg.receita.fazenda.gov.br, no menu "Onde Encontro", opção "Extrato da DIRPF". Para acessar, é preciso ter um código, que é gerado na página da Receita apenas com número de CPF e data de nascimento.

Caso esteja registrado como 'Pendente', já é possível fazer correções. Se o contribuinte estiver devendo recibos de comprovação dos valores declarados, por exemplo, precisa aguardar o serviço de agendamento para a entrega dos documentos a partir de janeiro de 2019, no mesmo link de acesso.

Para quem não fizer a autoregularização, antes das notificações de cobrança do tributo e da multa, serão enviadas intimações para esclarecimentos, a partir do início de novembro. Ao ser intimado, não será mais possível retificar a declaração. 

*Reportagem da estagiária sob supervisão de Max Leone

Você pode gostar
Comentários