Feira virtual tem mil vagas de empregos e estágios

Cadastro pode ser feito pela internet até a próxima sexta-feira

Por *EDDA RIBEIRO

Estudantes se preparam para graduação e mercado de trabalho
Estudantes se preparam para graduação e mercado de trabalho -

Rio - Para driblar o desemprego, a internet também tem meios que permitem que candidatos acessem oportunidades, mostrem experiências e recebam orientações diretamente das empresas em que desejam trabalhar. Até a próxima sexta-feira, a 1ª Feira Virtual de Estágios e Empregos vai oferecer cerca de mil oportunidades de empregos e estágios. A inscrição pode ser feita via celular ou qualquer dispositivo conectado, sem custos. Interessados podem concorrer às chances em 12 empresas.

As vagas são direcionadas a alunos e ex-alunos da Faculdade Estácio, que organiza o evento, além do público em geral. Em qualquer hora do dia ou da noite, o site www.estacio.br/feiravirtual fica disponível.

O pré-cadastro é feito com preenchimento de nome e e-mail. O candidato será encaminhado para o login. No Painel de Vagas, as chances são para estudantes de graduação, no caso de estagiários, e ensinos Médio e Superior. Há uma breve descrição sobre os cargos, e o candidato deve escolher a oportunidade que deseja, seja anexando um currículo ou preenchendo uma ficha.

Na plataforma, outra novidade é a Central de Carreiras, com atividades como o 'Jogo de Seleção Virtual', onde é possível "treinar" para seleções na vida real. Para quem está sem saber o que fazer no mercado, há também testes vocacionais no 'Rota de Carreiras'.

Feira orienta para mercado

Além de visualizar oportunidades e preencher cadastro com currículo e informações básicas, os candidatos têm acesso a palestras online sobre comportamentos, empreendedorismo, inovação, crowdfunding, dicas de currículo campeão, como participar de entrevistas, entre outros conteúdos.

Das empresas participantes, estão o Banco Itaú, Lojas Americanas, Cia de Talentos, entre outras interessadas. Ao todo, 55 fóruns e chats serão feitos nos quatro dias de feira, onde um profissional de cada companhia é selecionado para orientar sobre o perfil desejado para cada uma.

"Candidatos que buscam uma oportunidade poderão disponibilizar seus currículos para vagas, além dos bancos de currículos", afirma Liliana Sebusiani, gerente de Empregabilidade da Estácio.

Inscrições prorrogadas até quinta

Mesmo após o primeiro fim de semana de provas do Enem, candidatos têm outras oportunidades de ingressar no Ensino Superior em 2019. O Centro de Educação Superior a Distância do Rio (Cederj) prorrogou inscrições para o vestibular, e até a próxima quinta-feira, os interessados podem acessar o site da instituição e se cadastrar para concorrer a uma das 7.684 vagas nas universidades públicas do estado. O pagamento da taxa de R$ 88 deve ser feito até sexta-feira.

Ao preencher o formulário em cederj.edu.br, no item 'Vestibular', o candidato escolhe entre um dos 16 cursos disponíveis, entre licenciatura e bacharelado, além de sinalizar escolha de três das oito universidades do projeto: Cefet, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e UniRio.

As provas serão aplicadas em 1º de dezembro a partir das 9h.

*Estagiária sob supervisão de Max Leone

Comentários

Últimas de Economia